Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

O que é Virtual ? Pierre Levy.

Nenhum comentário:
 

O conjunto de informações sobre real, virtual, atual e virtualização caracteriza o livro “O que é Virtual ?” de Pierre Levy. Aproximando conhecimentos de filosofia, história e sociologia Levy tenta explicar aos seus leitores cada um desses conceitos.
Segundo o autor a palavra virtual significa a simples ausência da existência e pode ser medida pelas tecnologias que possibilitam a interação cibernética , real é o que existe em potência e não em ato e virtualização é um movimento que ainda está em constante andamento, abrange toda a vida social, a dimensão econômica da comunicação e a desterritorialização.
Essa desterritorialização se encaixa no Efeito Moebius, como explicado no livro, hoje com a ajuda da tecnologia pode-se saber de noticias que acontecem em qualquer lugar do mundo, não necessita estar em algum lugar, ou participar de alguma coisa para obter informações do que esta acontecendo.
Acredita-se que esse Efeito Moebius é o principal aliado do jornalismo no movimento de virtualização. O jornalista consegue obter as informações com mais facilidade, e como citado antes, não precisa estar presente no momento do acontecimento.
Levy também cita em seu livro a inteligencia coletiva, que se encaixa perfeitamente nas atividades de um jornalista, que para preparar uma matéria ou uma reportagem escuta a opinião de muitas pessoas, em algumas situações até de especialistas, caracterizando essa inteligência coletiva.
A evolução tecnologia proporciona  benefícios ao ser humano, que já se acostumou com ela,  está cada vez mais dependente do uso da tecnologia e aprendeu a viver em um mundo completamente virtual.

Aluna:  Ana Cristina Mayer Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff