Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Universidades que convergem

Nenhum comentário:
 
Os setores de comunicação de universidades de maneira geral vem investindo na convergência dos materiais fornecidos nos sites para as suas respectivas redes sociais, com o intuito de informar melhor os alunos. A linguagem utilizada nessas redes como twitter ou facebook é diferente da linguagem usada no site das instituições. O modo casual de informar das redes sociais pode possibilitar o maior interesse por parte dos alunos de acompanhar o conteúdo postado. Tornando mais ágil o processo de comunicação, afinal, é mais acessível e de certa forma cômodo receber informações sobre os últimos acontecimentos da universidade nas redes sociais.

A FAE Businees School, depois de perceber que os informativos postados no site oficial da universidade e na intranet não eram visualizadas com a devida frequência pelos alunos, criou o Blog do FAEito, que ganhou popularidade entre os universitários e também pelos estudantes do ensino médio da mesma rede de ensino. O blog foi uma maneira encontrada pelo setor da comunicação interna de convergir as informações de modo mais interessante para o aluno. Hoje, o blog do FAEito conta com fanpage, além de twitter. 
Outro exemplo, é O Planeta PUC (Feira de cursos da PUCPR) que conta com o aparato do site, canal no youtube, fanpage no facebook, twitter, para propagar informações sobre a feira. O Planeta Puc também converge informações sobre os cursos para um jogo interativo, no qual o futuro calouro pode ficar ciente de que cursos tem mais habilidade.

A convergência dentro dos centros universitários pode promover maior interação com os alunos, receber o feed-back dos mesmos de forma mais rapida, além de divulgar o trabalho da instituição de ensino para os possíveis futuros acadêmicos. Além de proporcionar aos alunos diferentes maneiras de receber a mesma informação, e quando modificada para cada plataforma recebe características próprias. O poder de propagação dos conteúdos realizados aumenta potencialmente quando este material é postado de forma distinta em vários meios, a convergência muda o olhar do receptor para a informação que lhe é fornecida, podendo interagir mais e aprofundar no assunto se quiser utilizando os diferentes meios.

Alunas: Amanda Carolina e Uliane Tatit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff