Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CIBERATIVISMO E A DOUTRINA PAROT

Nenhum comentário:
 
Primeiramente, diferenciemos ativismo de ciberativismo. O ativismo é qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade . Ciberativismo é uma forma de ativismo, mas que usam o ciberespaço para fortalecer e atrair pessoas para causa. Além de promover o protesto, a internet permite que os navegadores na web tenham as seguintes ações:


O ciberativismo teve início em 1990, quando a internet chegou ao alcance da população. O "boom" foi entre 1995 e 1998, quando teve origem das ONG's e mostraram resultados.
Essa forma de protesto online influenciou vários acontecimentos pelo mundo, tais como:
A revolta popular dos egípcios contra o ex-presidente ditador Mubarak, todo o movimento foi firmado e transmitido via Twitter e demais redes sociais que auxiliaram na transmissão de opiniões e organização dos manifestantes nas ruas.
         - Em 2001 o presidente das Filipinas, Joseph Estrada, foi retirado do seu cargo após quatro dias de manifestações, convocadas e coordenadas via mensagens de texto de celular. As manifestações ocorreram após os senadores pararem o processo de destituição do presidente. A oposição difundiu mensagens de texto e 75 minutos depois 20.000 pessoas estavam nas ruas (HOWARD, 2004). O país já apresentava um histórico de grande utilização de mensagens de texto.
         - Pelo Facebook, os organizadores do Movimento Passe Livre (MPL) conseguiram a adesão de centenas de milhares de pessoas, sendo que uma boa parcela participou efetivamente dos protestos realizados este ano em diversas cidades do país.
         Há várias críticas sobre esse tipo de protesto, pois assim ocorre a exclusão digital, já que nem todas as pessoas têm acesso à internet. Assim como a fragmentação e polarização do motivo principal, porque há alguns manifestantes que não estão inclusos para protestar, mas sim para fazer baderna. O ciberativismo tem uma má fama de "slackativism" (ativismo preguiçoso), pois há uma comodidade e alguns daqueles que manifestam só tem voz na internet e não saem quando, eventualmente, deve-se agir.

O PROTESTO CONTRA DOUTRINA PAROT
         Para os leigos, Doutrina de Parot é o nome dado ao sistema de cômputo de redução de penas, aplicado com retroatividade na Espanha desde 2006, que afetava com condenações múltiplas. O motivo da manifestação foi após a libertação de Inés del Río Prada, que é antiga membro do grupo terrorista “comando Madrid”,  a qual foi condenada por 24 assassinatos a 3.828 anos de prisão, dos quais cumpriu 26. Em seguida juízes sentenciaram que poderia libertar dezenas de membros do grupo. A AVT, que é principal representante das vítimas, se revoltou e contou com o apoio do Partido Popular para o protesto. No qual, houve centenas de manifestantes exibindo bandeiras espanholas e fotos de vítimas do terrorismo.
         
         Reportagem sobre Inés del Río:
Depoimento de Alfonso Sanchez (uma das vítimas de Inés):
Vítimas da ETA manifestam contra decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos:

O protesto teve repercussão em redes sociais e veículos de comunicação digital.
Twitter:

Blog de Luís Lavoura:
G1:

Carolina Fabiani - Isabela Rocco - Luiz Richalski



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff