Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ciberativismo: Occupy Wall Street

Nenhum comentário:
 
Por: Bruna Luíza Karas, Daniele A. Vieira,  Eluyse de Lima Cirino, Karla Kachuba e Luiza Jacometto.


O movimento Occupy Wall  Street  teve início em Setembro de 2011 no Canadá, após a publicação de um artigo no site da revista Adbusters, pertencente à um grupo de anticonsumistas. Eles chamavam a população norte americana, a protestar contra a desigualdade social no país, isso porque, mesmo com a crise a parte mais rica da população continuou se beneficiando e aumentando seu patrimônio. O artigo causou comoção entre as pessoas e simpatizantes aderiram ao movimento criando um site para reunir pessoas com os mesmos ideais.

O movimento não tem um líder, uma característica de movimentos que se iniciam na internet. Eram em torno de 1.000 manifestantes que tomaram  as ruas, se reuniram em Zucotti Park, Lower Manhattan, seguindo  em direção a Wall Street. O movimento tinha como slogan “We are the 99%”,em português, “Nós somos 99%” que tem como objetivo demostrar a desigualdade no país. O protesto teve o apoio de outras cidades, dentro e fora dos EUA. O movimento ainda está ocorrendo, via internet, através do site é possível acompanhar o que eles estão  promovendo.


As redes sociais foram de extrema importância para o Occupy, pois através do Twitter, e Facebook que as pessoas tinham informações sobre o que estava ocorrendo nos manifestos. A mídia só passou a comentar o assunto a partir do dia 1º de Outubro quando houve grande repressão, violência e 700 manifestantes foram detidos.  O Occupy Wall Street, ficou  entre os assuntos mais comentados no Twitter, as pessoas utilizavam as hashtags para espalhar as informações e tudo o que estava acontecendo nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff