Alunas:
Amanda Oliveira, Ana Clara Colemonts, Graziela Fioreze, Luana Vosgerau e
Victória Pagnozzi.
CAPÍTULO
13: O QUE FAZ BLOGAR SER TÃO VENENOSO
O autor do livro, no capítulo 13,
discorre sobre dois casos presenciados por ele que envolvem a manipulação nas
mídias, neste caso, relacionado a blogs.
No ano de 2010, o autor supervisionou a
produção de uma nova linha de esmaltes de um empresa americana, que garantia a
segurança ambiental do produto. Para a nova linha em especial, a empresa
terceirizou a produção dos esmaltes para uma empresa familiar muito antiga, na
região de Long Island. Ao despachar o produto, os funcionários perceberam que
diversos frascos estavam danificados e trincados. O procedimento a ser seguido
seria retirar os esmaltes já expostos nas prateleiras e fazer a reposição. Mais
de 50 mil frascos deixaram de ser comercializados em 20 países.
A manipulação de um blog começou quando
a blogueira IrinCarmon, do Jezebel, publicou um artigo na internet. O título da
publicação era: “Será que o novo esmalte da American Apparel contém material
perigoso?”. Somente o título já identifica a intenção da blogueira. Segundo o
autor, era claro que o problema dos esmaltes estava unicamente nos fracos e
nada relacionado às substâncias usadas no produto. “Carmon não estava
interessada em escrever um artigo justo sobre o assunto”, diz Ryan. E não
bastou a atitude maldosa da blogueira. Momentos depois de sua publicação,
diversos outros blogs já estavam replicando as informações que Carmon havia, de
má fé, passado. “Grandes blogs, que em sua maioria publicaram análises
positivas do esmalte, entraram na conversa mole dela.”, diz o autor.
O resultado dessa atitude foi
desastroso: a empresa familiar que havia produzido a linha especial de esmaltes
teve suas portas fechadas e ainda teve que responder um processo. E nessa
história toda, Carmon saiu por cima, mesmo sabendo que havia inventado uma
história e desvirtuado os fatos. A blogueira saiu no lucro.
Os
blogs são um veiculo de informação que qualquer um pode ter acesso, porém ele
deve ser utilizado da forma correta pois tem um poder de persuasão muito
forte sobre seu público leitor. Muitos jornalistas tem blogs independentes,
assim eles publicam notícias dos mais variados assuntos. As postagens feitas em
blogs tem um repercussão imediata na internet, logo que um
determinado assunto é publicado, vários outros blogs postam sobre o mesmo tema.
O blog tem um problema que é a falta de checagem nas informações, muitas vezes
a notícia é falsa ou as fontes não são devidamente consultadas.
O blog rende lucro para seu dono através das visualizações. Por conta disso,
muitos blogueiros fazem postagem polêmicas, apelando para o sensacionalismo
para conseguir um número máximo de visualizações.
CAPÍTULO
14: O HALL DA FAMA DOS MANIPULADORES
Manipuladores
de mídia, que arruínam a vida das pessoas. Como é o caso da diretora rural do
Ministério da Agricultura dos EUA. Shirley Sherrod teve um vídeo com ideias
racistas publicado. Em pouco tempo o vídeo estourou nas redes, indo aos canais
de comunicação. Logo, Sherrod teve que renunciar seu cargo.No entanto, por tras
dessa história, os manipuladores como Brietbart que ‘’editou’’ o vídeo. Segundo
ele ninguém veria o vídeo completo de 40 minutos, por isso cortou e deixou nas
partes consideradas por ele mais interessantes. Os jornalistas só repassavam a
informação,dada por Brietbart, sem a devida apuração, o que gerou a repercussão
errada sobre o caso ainda maior. Porem para ele a mídia consegue vantagens com
essa manipulação de informações, como visualizações nas páginas, audiência, e
leitores. As desvantagens seriam somente desmentir uma acusação.
James O'Keefe, orientado por Breibart, seguiu com perfeição os passos do
mestre. Em vídeos supostamente secretos em que se passava por cafetão, O'Keefe
"mostrou" a organização comunitária ACORN ensinando cafetões a evitar
impostos. Ele também gravou a Rádio Pública Nacional (NPR) aparentemente
satisfeita por não revelar a fonte de uma grande doação feita por muçulmanos. Também
chegou a planejar seduzir uma repórter da CNN em frente às câmeras, apenas para
constranger a empresa.
A divulgação de seus vídeos editados e
sensacionalistas no resto da mídia como sendo verdadeiros deixa
claro que a mídia põe de lado princípios como a verificação dos fatos a fim de
ganhar audiência ou conseguir mais leitores. A imprensa não se
incomoda em ser usada.
As histórias de O'Keefe são sempre vídeos editados e
investigações falsas que os blogs utilizam como substitutos de materiais verdadeiros,
que custam muito para produzir.
Quando forçado a revelar o vídeo integral dos
casos da NPR e da ACORN, as vítimas já haviam sido despedidas ou marcadas
publicamente, enquanto O'Keefe, pego como manipulador, tornou-se ainda mais
famoso.
Quando foi processado por Sherrod,
Andrew Breibart conseguiu ainda mais destaque nas mídias ao lançar o seguinte
comunicado de imprensa: "Andrew Breibart sobre o Processo: 'Manda
ver'."
O autor Ryan Holiday conclui então, que a melhor forma
de fazer os críticos trabalharem para você, é provocando-os e deixando-os
bravos. Dessa forma, com raiva e indignados, eles espalharão sua mensagem para
todas as mídias.
Breibart e O'Keefe não são simplesmente extremistas
políticos, mas seus posts têm o objetivo de chamar a atenção, para conseguir
assim, fama e lucro.
CAPÍTULO
15: TÁTICAS DE ENTRETENIMENTO ONLINE QUE ENTORPECEM VOCÊ E EU
Depois ele
imagina uma publicação, como um tutorial em vídeo ou artigo curto, que combine
tantas expressões populares quanto possível e
estima um prazo de validade para o seu valor
financeiro. Um segundo algoritmo examina novamente esse conceito, criando
opções de títulos mais provocativos e favoráveis aos mecanismos de busca,
depois um editor humano escolhe o melhor título. Quando o conteúdo está pronto
para ser publicado, anúncios já terão sido vendidos. Esses anunciantes são o
verdadeiro público da Demand Media.Quando as regras de conteúdo não vêm
diretamente de especialistas e analistas de dados, elas são implícitas; os blogueiros
sabem o que se espalha e agrada aos anunciantes.O conteúdo da internet é
projetado para deixar o usuário tão envolvido e consumido pela bolha que nem
percebe que está dentro dela. Se o usuário parar por um segundo que seja, ele
pode ver o que está acontecendo. E então todo o modelo do negócio desmorona.
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