Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Plantão 190: Jornalismo em 140 caracteres.

Nenhum comentário:
 
Com o surgimento da internet, os meios de comunicação tiveram que se adaptar à nova realidade tecnológica. A internet proporcionou também que alguns “jornalistas-sem-formação” surgissem. Um ótimo exemplo dessa situação é o criador do perfil no twitter “@plantao190”, João Carlos Figerio. Tudo começou com a percepção de que em Curitiba não havia um meio efetivo de divulgação de ocorrências policiais. João, então, começou a fazer vídeos streaming, com a cobertura dessas ocorrências. Mas ele logo percebeu que as pessoas não tinham muito interesse nos vídeos, elas preferiam fotos e informações rápidas, resumidas. Foi então que ele criou o perfil do twitter, que hoje conta com mais de 28 mil seguidores de Curitiba e Região Metropolitana.
Os seguidores participam ativamente do perfil. Com “RT’s”, fotos em tempo real, menções do perfil com informações sobre o trânsito, acidentes, roubos, entre outros. A participação da população, segundo João, é essencial, já que não tem como estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
João Carlos não é jornalista, mas é um excelente exemplo de como amadores podem chegar bem perto da função. Ele não recebe retorno financeiro, faz por pura paixão e interesse. Tem diversos contatos em jornais e delegacias. Tem uma rapidez incrível para a cobertura dos fatos, às vezes, atravessa a cidade em alguns minutos. Mas, há também, um ponto negativo. Há vários erros na divulgação das informações, por ser tudo em tempo real e talvez até pela “não-formação” de João, as informações não são devidamente apuradas e erros são cometidos frequentemente.

Alunas: Amanda Oliveira, Bruna Luíza Karas, Eluyse de Lima, Graziela Fioreze e Mariane Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff