Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Cauda Longa e as Manifestações

Nenhum comentário:
 
Nas duas últimas semanas o Brasil está sofrendo uma espécie de epidemia, devido às inúmeras manifestações que estão ocorrendo. Como foi comentado em sala durante o debate, conseguimos fazer uma ligação entre as manifestações e o livro A Cauda Longa, do autor Chris Anderson.
A principal ligação que pode ser feita é com as três forças da Cauda Longa: faça, divulgue e me ajude a achar.
Faça: democratização das ferramentas de produção – hoje todos tem acesso a todos os tipos de ferramentas e informações e isso permite que qualquer pessoa, profissional ou não, possa fazer vídeos e divulgar fotos e informações sobre as manifestações
Divulgue: democratização das ferramentas de distribuição – ficou muito mais fácil transmitir informações e divulgar eventos sobre as manifestações através das redes sociais.
Me ajude a achar: ligação entre oferta e demanda – novamente graças as redes sociais tudo fica mais “simples”. Com a utilização das hastags no twitter e agora no facebook, é muito prático ficar sabendo de alguma coisa (através das hastags que são os “assuntos do momento”).
Assim como a internet de certa forma ajuda, ela também atrapalha pois muitas pessoas taxam as coisas que nela veem, como absolutas verdades. E muitas vezes sem verificar a veracidade das informações que são publicadas nela.
Há também a questão da televisão, há um número maior de pessoas que usam ela como fonte de informação. A manipulação se dá através disso, já que as pessoas ficam presas a tudo o que veem na TV.

Também foi comentado em sala sobre o foco das manifestações. O “passe livre” em São Paulo simboliza o Hit e as outras reivindicações tais como os gastos com a copa, a importação de médicos, a corrupção etc simbolizam os nichos. Então não é cabível dizer que as manifestações perderam o foco, já que o Brasil é deficitário em praticamente todos os aspectos, e as pessoas estão protestando de acordo com os seus interesses, se encaixando em algum nicho.

Luiza Borges Jacometto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff