Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A Cauda Longa e nosso cotidiano.

Nenhum comentário:
 
Em seu livro "A Cauda Longa", Chris Anderson explica o que é a teoria da Cauda Longa e como ela é aplicada, mas de uma forma mais relacionada ao marketing.
As manifestações que vem ocorrendo no Brasil nas últimas semanas podem ser explicadas por tal teoria, pois há tanto um hit como nichos, além dos três pilares da teoria. O aumento da passagem do transporte público em São Paulo foi o estopim das manifestações, que já aconteciam há meses, tornando-se assim o hit e por consequência surgiram vários nichos, como a super faturação das obras da Copa do Mundo, corrupção, o ensino e a saúde precária, entre outros. Os nichos somados podem de certa forma se tornarem "micro-hits", pois ganham força com o passar do tempo. Os três pilares da teoria de Cauda Longa podem ser observados, pois o levante tornou-se visível pelas redes sociais, os manifestantes podem registrar a manifestação e disseminar as informações em tempo real e com a ajuda de filtros, as hashtags, pode-se encontrar informações específicas. Esses filtros podem ser bons, mas ao mesmo tempo ruins já que essa especifidade acaba colocando o leitor em uma "bolha" e ele acaba não tendo a informação como um todo, já que só quer saber de determinadas segmentações. 
O efeito bebedouro também pode ser observado já que as massas aderiram aos manifestos por conta de informações contadas pelo "boca a boca".
O pilar do "divulgue" pode ser considerado como o mais forte desse levante, já que as pessoas estão publicando muito material sobre as manifestações, algumas vezes até em tempo real, e esses manifestantes publicam a matéria de forma muito verossímil, pois estão no "olho do furacão".
Anderson afirma que os comerciantes procuram conciliar vendas de hits com de nichos, para assim atrair maior número de compradores e o mesmo ocorre com as manifestações, pois a junção dos hits e nichos mobilizaram muitas pessoas que foram às ruas em busca de melhorias.

Eluyse de Lima Cirino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff