Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

Resumo do Livro "O que é Virtual?"

Nenhum comentário:
 
 Pierre Lévy, em sua obra "O que é Virtual?", com todo seu esforço de nos fazer aprender, pensar e, principalmente compreender o tema (que já é considerado amplo pelo próprio nome do livro), define e estabelece algumas características da virtualidade, destacando, as alterações que isso traz nas nossas concepções de espaço e de tempo.
 O virtual, ressalta o autor, usa novos espaços e velocidade diferentes, sempre reinventando o mundo, mas também o problematizando. Outro caráter, exposto pelo filósofo, sobre virtualidade é o de sua transição do interior, para o exterior e, vice-versa, como podemos perceber no efeito Mochius. No virtual, os limites de espaço não são apenas dados e há um alto nível de compartilhamento de tudo, tudo mesmo, tornando assim extremamente difícil dividir o que é público do que é privado, o que é próprio do que é comum, etc. A presença destas características apresentadas no virtual, é posteriormente aplicada ao corpo, a produção do texto e a economia. 
 Longe de estabelecer uma ligação da virtualição como um agente problematizador da sociedade moderna, Lévy procura e faz, até mesmo, questão de defende-la. Ele, como "humanizador" (defensor) da virtualização, enfatiza que o nosso uso cotidiano, ampliará as fronteiras da mente humana e, criará assim um novo padrão de se adquirir conhecimento e de se fazer reflexão. 



Victor Esmanhotto Arendt - 23 de abril de 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff