Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

Resenha: O que é o virtual

Nenhum comentário:
 
Ao escutar o termo virtual, é comum pensarmos na internet e no cyberespaço, definindo isso como algo abstrato, que não possui um espaço físico, algo oposto ao real.
Através da obra “O que é o virtual”, de Pierre Lévy , construímos uma visão mais abrangente do virtual. O autor explica que virtual é o que existe em potência e não em ato, dando o exemplo de que a árvore está virtualmente presente na semente.
O virtual não é abstrato, e possui um espaço físico, pois todos as pessoas que acessam à internet estão presentes em um espaço físico, porém o virtual é desterritorializado, não tem um território devido ao fato de não possuir uma posição geográfica fixa.
Assim, não somente a internet que é virtual. A memória, informação, imaginação, moeda e o conhecimento também são virtuais. A própria escrita é um processo de virtualização, em que o conhecimento é exteriorizado.
O virtual também consiste no movimento inverso da atualização. A atualização é a solução de um problema, depois que esse problema foi resolvido surge outro problema, e mais outra solução: isso é o virtual. O virtual consiste na constante atualização, em uma mutação de identidade. A entidade passa a encontrar a sua consistência essencial num campo problemático.

Aluna: Ana Clara Colemonts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff