Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Carolina Casagrande Fabiani

Nenhum comentário:
 

No livro O que é o virtual? De Pierre Lévy publicado em 1996, o autor discute as consequências da virtualização e alguns elementos relacionados, como a diferença entre a Potencialização e a Realização. Potencializar é um conjunto de possibilidades predeterminantes, o potencial insiste. Realizar é um conjunto de coisas persistentes e resistentes, é uma queda do potencial, o real subsiste. Potencial e Virtual são polos latentes (terás) o Real (tenho) e o Atual são polos manifestos. A virtualização é o movimento inverso da atualização, vetores da criação da realidade, mutação da identidade, e a solução seguida de um novo problema, já a atualização esta relacionada ao problema e solução.
A virtualização reinventa uma cultura nômade, fazendo surgir um meio de interações sociais onde as relações se configuram com um mínimo de inercia. O virtual não é apenas o imaginário, também produz efeitos.
A relação entre o virtual e o real também é bastante abordada, sendo o virtual a ausência da existência, ele não se opõe ao real, mas sim ao atual, atualização (criação). A discussão entre Virtualizar e Atualizar é de que a primeira remonta um inventivo de uma solução a uma problemática, a segunda é a resolução do problema. O tema Inteligência coletiva, também muito abordado refere-se que no ciberespaço todos são emissores e receptores e a virtualização da inteligência é da constituição do sujeito, uma sociedade cosmopolita pensa dentro de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff