Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

Resumo - O que é Virtual?

Nenhum comentário:
 

Em seu livro "O que é virtual", Pierre Levy faz uma análise filosófica de alguns conceitos que nós utilizamos no cotidiano sem perceber.
Estamos cercados por virtualizações constantes e também pelo virtual que é a ausência de realidade, sendo assim é um conceito da ordem do terás enquanto o real é da ordem do tem. O virtual e nunca é algo concreto, pois sempre está se atualizando é o oposto do atual, pois este se encontra estável, constituído. Todos os conceitos apresentados no livro, não são aplicados apenas na área digital. Analisando para a área do Jornalismo, podemos dizer que o virtual são as notícias, pois estas nunca param de acontecer, sempre estão acontecendo em lugares diferentes, por razões diferentes, não há uma estabilização.
A virtualização também pode ser aplicada na área jornalística, pois com o avanço das tecnologias não há mais uma centralização do local de trabalho. A presença física já não é necessária, pois as informações são transmitidas de forma rápida e muitas vezes corretas, mas cabe ao jornalista averiguar a veracidade dos fatos. O Efeito Moebius é outro ponto em que se pode fazer paralelo com o Jornalismo, pois é feita uma passagem do exterior ao interior e do interior ao exterior, isso se explica pelo fato que algo que possa indignar a você poderá render uma matéria e a sua indignação será ali exposta, de forma que os leitores terão, de certa maneira, acesso ao que está em seu interior.
Levy trata também da inteligência coletiva que é um meio de troca de informações para um mundo melhor, no livro ele afirma que pela biologia a inteligência é única mas semelhante e pela cultura é variável e coletiva; a inteligência da cultura quando compartilhada traz um enriquecimento intelectual para pessoas que não possuem o mesmo conhecimento que você detém. Em seu livro também é colocado que as ferramentas de trabalho de uma pessoa podem ser consideradas uma extensão de seu corpo o que pode ser feito um paralelo com a mente humana, pois esta é uma força direta de produção e quando os pensamentos são expostos em tecnologias acontece uma amplificação e extensão da mesma. 

Eluyse de Lima Cirino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff