Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

O Que é Virtual - Um outro olhar

Nenhum comentário:
 

O Que é Virtual é um livro que trata de um tema tão comum hoje em dia, a tecnologia, com a complexidade da filosofia. Pierre Levy, o autor do livro, aborda o tema de uma maneira ampla e geral, não se confinando apenas ao campo dos computadores. Levy nos leva até o complexo do virtual, com termos difíceis e pensamentos bem elaborados, o que torna o livro extremamente chato de se compreender de uma primeira vez sem ter o mínimo de noção de filosofia. O autor traz uma comparação entre o real e o virtual, explicando bem como o ultimo afeta o campo cultural e econômico ao nosso redor. Levy também trabalha com o conceito de “inteligência coletiva”, um grande cérebro que é alimentando por varias fontes, dotado de imenso conhecimento em diversas áreas.

É bem interessante notar como varias das teorias de Levy, como o impacto do virtual na economia e a inteligencia coletiva, se concretizaram na vida real. Muitos questionamentos que ele faz no livro (Se eu compro algo na internet, aquilo é efetivamente meu?) são questões amplamente debatidas na realidade e são alvos de polêmica constantemente; a inteligencia coletiva se mostra verdadeira com inúmeros exemplos que usamos todos os dias, como por exemplo a Wikipédia. E o livro foi escrito em 1995, quando a internet ainda engatinhava!

Apesar da ampla curva de aprendizado, “O Que é Virtual” é um ótimo livro que explora muito bem o impacto do virtual em todas as grandes áreas, inclusive o do jornalismo, que é um dos que mais se transforma com esse tipo de advento.


Guilherme Zaleski Dea, 1º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff