Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O conceito de convergência por Henry Jenkins

Um comentário:
 
Por: Bruna Luíza Cordeiro Karas


Henry Jenkins propõe, em seu livro Cultura da Convergência uma discussão sobre a nova era tecnológica e sobre a convergência digital. Jenkins apresenta o conceito de convergência sob três pontos de vista: a convergência como processo cultural, a narrativa transmídia como principal referência da convergência e, por fim, o conceito de economia afetiva.
Por meio de exemplos de séries, reality shows e filmes, o autor fala sobre o fenômeno dos spoilers e como eles se relacionam com o conceito de inteligência coletiva (conceito predominante na era da convergência), já que é necessário que várias pessoas se reúnam para produzir e armazenar aquele conteúdo. Depois disso, Jenkins explica o conceito de economia efetiva, que se baseia em entender como o emocional do público consumidor daquela mídia afeta os índices de audiência e compra de produtos. Por fim, o autor explica o conceito de narrativa transmidiática usando o melhor exemplo possível: Matrix. A narrativa transmídia consiste em divulgar a história como um todo, mas em plataformas e mídias diferentes. Porém, esse tipo de narrativa tem que permitir ao leitor/usuário o entendimento da história por uma única mídia, se assim ele preferir. Matrix não fez isso.
De uma forma geral, o livro nos leva a uma conclusão já conhecida: a convergência é algo essencial em tudo o que fazemos nos últimos tempos e, mesmo que não percebamos, somos dependentes dela. A convergência passou a ser um agente transformador da sociedade e é nisso que temos que nos basear em nosso dia a dia.

Um comentário:

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff