Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Henry Jenkins e a cultura da convergência

Nenhum comentário:
 
Por Victoria Pagnozzi

A obra Cultura da Convergência, de Henry Jenkins, mostra através de exemplos como as mídias tradicionais e as novas mídias estão convivendo e trabalhando juntas, visto que as pessoas hoje partem dos meios tradicionais para outras plataformas em busca de novas experiências e informações. 
Para que os leitores entendam melhor o conceito de convergência, Jenkins fala da narrativa  transmídia utilizando como exemplo o filme Matrix. O autor diz que a maior crítica em relação à trilogia é o fato de que o público tem que acompanhar todas as plataformas (filmes, histórias em quadrinhos, videogames) a fim de compreender a história.
Ao falar sobre o reality Survivor, o pesquisador de mídias traz uma discussão interessante sobre os spoilers que, ao divulgarem informações antes do previsto, às vezes acabam causando problemas para as empresas e produtores. Nessa parte do livro ele fala ainda sobre a inteligência coletiva, pois as pessoas hoje compartilham informações e conhecimentos com outras sobre um determinado assunto. Quando cita o programa American Idol, Henry Jenkins destaca a importância dos fãs para a disseminação do conteúdo, e também a interatividade da qual o público disponibiliza hoje através da internet, para ter mais contato com o produto.
Outro ponto interessante do livro Cultura da Convergência é o tema da cooperação entre o marketing de empresas e programas (de entretenimento, principalmente). As marcas utilizam a audiência de programas, para assim transmitir sua mensagem e conseguir consumidores fiéis, chamados de lovemarks.
Retornando ao assunto "fãs", Jenkins discorre sobre como estes estão começando a criar suas próprias histórias (as chamadas fanfics) para explorar ainda mais o universo de determinado filme ou livro. Como exemplo, o autor falou dos fãs de Harry Potter, que chegaram até mesmo a ter problemas com a Warner Bros, que acusou certos jovens, que escreviam essas histórias utilizando os personagens da saga, de plágio. 
Com a leitura desse livro é possível perceber a importância da convergência, e como ela está tão presente no cotidiano das pessoas, e o autor acredita que, daqui há algum tempo, a convergência, a inteligência coletiva e a interatividade, transformarão a cultura global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff