Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cultura da Convergência

Nenhum comentário:
 
Por Daniele Andrade Vieira

A convergência é um processo cultural. É o fluxo de ideias, histórias e marcas apresentada em um grande número de canais midiáticos. Ela acontece, por exemplo, quando uma empresa deseja promover ao máximo sua marca. A convergência se dá em múltiplos canais de comunicação e a partir de uma interatividade entre estes canais. 
Com o desenvolvimento da convergência, nasce a narrativa transmídiatica, que é um modelo que capta as exigências do consumidor e depende da participação de comunidades de conhecimento.
É citada no livro Matrix, que é uma narrativa transmidiatica , a partir do filme os telespectadores perseguiam pedaços da história em diferentes canais, isso fez com que os fãs investissem mais tempo e tivessem uma experiência de entretenimento mais rica.
Um filme que permite aos fãs conteúdos além das telas de cinema, acaba proporcionando uma interatividade e um entendimento maior com o filme. Mas exige-se dos fãs um maior envolvimento para entender esse complexo universo ficcional.

Na franquia Star Wars, há uma cultura participativa, fãs da franquia produziram o curta “George Lucas in Love”,apropriando-se dos elementos  que George Lucas mostrou no filme, os fãs criaram seus próprios produtos com base no conteúdo do filme. Assim estabeleceu-se uma relação mais aberta e cooperativa com os fãs.

O livro nos mostra também como a convergência pode ser uma transformadora social. Como aconteceu nas eleições presidenciais americanas no ano de 2004. Os eleitores pegavam fotos dos candidatos utilizadas na campanha e faziam diversas montagens. A partir dessa ação, mais pessoas se interessaram nas eleições e passaram a prestar uma maior atenção para escolher seu candidato, isso fez com que o público mostrasse que estava reagindo aos discursos dos candidatos a eleição.


Concluindo, a convergência é utilizada para trazer mudanças nas formas de relacionamento do público com seus meios de comunicação. A convergência é feita a partir da relação interconectada que as pessoas passam a ter com as mídias. A convergência esta cada vez mais introduzida no nosso cotidiano. Mas ela não ocorre apenas com as mídias, ela ocorre também na mente dos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff