A
convergência é um processo cultural. É o fluxo de ideias, histórias e marcas
apresentada em um grande número de canais midiáticos. Ela acontece, por
exemplo, quando uma empresa deseja promover ao máximo sua marca. A convergência
se dá em múltiplos canais de comunicação e a partir de uma interatividade entre
estes canais.
Com o desenvolvimento da convergência, nasce a narrativa transmídiatica,
que é um modelo que capta as exigências do consumidor e depende da participação
de comunidades de conhecimento.
É citada no
livro Matrix, que é uma narrativa
transmidiatica , a partir do filme os telespectadores perseguiam pedaços da
história em diferentes canais, isso fez com que os fãs investissem mais tempo e
tivessem uma experiência de entretenimento mais rica.
Um filme que
permite aos fãs conteúdos além das telas de cinema, acaba proporcionando uma
interatividade e um entendimento maior com o filme. Mas exige-se dos fãs um
maior envolvimento para entender esse complexo universo ficcional.
Na franquia
Star Wars, há uma cultura participativa, fãs da franquia produziram o curta “George
Lucas in Love”,apropriando-se dos elementos que George Lucas mostrou no filme, os fãs criaram
seus próprios produtos com base no conteúdo do filme. Assim estabeleceu-se uma
relação mais aberta e cooperativa com os fãs.
O livro nos
mostra também como a convergência pode ser uma transformadora social. Como
aconteceu nas eleições presidenciais americanas no ano de 2004. Os eleitores
pegavam fotos dos candidatos utilizadas na campanha e faziam diversas
montagens. A partir dessa ação, mais pessoas se interessaram nas eleições e
passaram a prestar uma maior atenção para escolher seu candidato, isso fez com
que o público mostrasse que estava reagindo aos discursos dos candidatos a eleição.
Concluindo, a
convergência é utilizada para trazer mudanças nas formas de relacionamento do público
com seus meios de comunicação. A convergência é feita a partir da relação
interconectada que as pessoas passam a ter com as mídias. A convergência esta
cada vez mais introduzida no nosso cotidiano. Mas ela não ocorre apenas
com as mídias, ela ocorre também na mente dos consumidores.
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