Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A convergência no jornalismo

Nenhum comentário:
 
Alice dos Santos
Ana Cristina Mayer
Laura Torres
Petry Souza


De acordo com a Infopédia (Enciclopédia e Dicionários Porto Editora), convergência é o ato de convergir, junção num ponto. Podemos entender melhor o que isso significa quando analisamos um jornal como o Tribuna da Massa, Gazeta do povo ou o Portal da BandNews Curitiba.
Os três veículos possuem um portal, onde é o ponto de convergência, mas também utiliza sua página no facebook e sua conta do twitter como complementação. A convergência é interessante tanto para o consumidor da notícia, quanto para o transmissor, pois assim ampliamos os nossos conhecimentos sobre determinados assuntos.
Por exemplo, a Gazeta do Povo publica uma determinada matéria sobre a visita do Papa Francisco em uma das edições impressas, consequentemente a matéria vai para o portal da internet, algumas frases curtas sobre o assunto serão postadas no twitter, e algumas fotos na página do jornal no facebook. Ou seja, o consumidor, terá acesso a inúmeras informações, o que privilegia também o veículo, pela ótima cobertura que realizou.
A convergência é a realidade do novo jornalista, o que o ajuda, além de ampliar o mercado de trabalho. Cada veículo tem sua função principal, e para o jornalismo todas são fundamentais, com elas interligadas é possível ter uma informação coerente e satisfazer o consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff