Por: Karla Kachuba , Luana Vosgerau, Luiza Jacometto, Lucas Patrick e Victoria Pagnozzi
A
Interatividade da Convergência
A convergência nos ajuda
a compreender o mundo rápido em que vivemos, isso porque esta é a principal
forma de estarmos sempre conectados com tudo o que nos rodeia. A convergência
está em toda parte, e hoje já não vivemos mais sem ela. Em qualquer lugar
podemos nos comunicar com as pessoas e nos informar sobre as notícias do dia.
Podemos perceber como a convergência é importante quando estamos utilizando
várias ferramentas ao mesmo tempo e quando as redes estão interligadas. Uma
coisa leva a outra: uma foto postada no instagram te leva ao facebook de um, ao
twitter de outro...
A influência da convergência
na vida de todos é muito grande. Um exemplo é a série Harry Potter: além dos
filmes e dos livros, os fãs que têm interesse podem saber mais sobre a história
e os personagens em sites, jogos e fóruns. A própria autora da série, J.K.
Rowling, desenvolveu com a SONY, um site em que disponibiliza mais informações
sobre os capítulos dos livros para o público leitor. A série é independente, ou
seja, é completa em todos os seus livros e não necessita de outras plataformas
para que se compreenda a história. Diferentemente de Matrix, em que a pessoa
interessada em entender a história precisa passar por várias plataformas.
A convergência não tem
intuito apenas cultural, mas também comercial. A série de Rick Riordan, Percy
Jackson, a partir do sucesso dos livros, tornou-se uma franquia de cinema e
possui produtos oficiais como camisetas, canetas e espadas.
O objetivo final é sempre
a convergência, que pode ser a assinatura de um feed e newsletter em um site, o
curtir no facebook ou mesmo a efetivação da compra em um e-commerce. A análise
de mercado e de público alvo é um diferencial para as estratégias de marketing
utilizada em cada campanha de um produto, serviço, filme, livro, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário