Ana Clara Colemonts
Henry Jenkins, coordenador do Programa de Estudos de Mídia
Comparada do Massachusets Instituct of Tecnology (MIT), autor da obra “Cultura
da Convergência”, explora em seu livro os novos padrões das mídias e sua
relação com o marketing, e a nova geração de consumidores, que navegam por
diversas plataformas em busca de novas informações sobre suas marcas e
franquias.
A convergência é do fluxo de conteúdos através de diversos suportes midiáticos, em que cada plataforma precisa oferecer ao consumidor o que faz de melhor. Cada mídia precisa oferecer um texto, de maneira distinta, uma nova forma de contar a história, a redundância na divulgação de conteúdos gera o desinteresse do público. A história em cada mídia tem de oferecer algo novo, que proporcione uma profundidade de experiência, porém que não seja desconexa à história principal.
A convergência é do fluxo de conteúdos através de diversos suportes midiáticos, em que cada plataforma precisa oferecer ao consumidor o que faz de melhor. Cada mídia precisa oferecer um texto, de maneira distinta, uma nova forma de contar a história, a redundância na divulgação de conteúdos gera o desinteresse do público. A história em cada mídia tem de oferecer algo novo, que proporcione uma profundidade de experiência, porém que não seja desconexa à história principal.
O sucesso da circulação de conteúdos depende da
participação ativa do público, à medida que novos conteúdos chegam aos
consumidores, esses faram com que isso circule, seja pela internet, ou pela
conversa “boca a boca”, a informação pode atingir alguém que futuramente se
transforme em um consumidor fiel. A convergência se dá através do cérebro dos
consumidores e de suas interações sociais.
As marcas mais sucedidas constroem laços afetivos com seus
consumidores, aderindo uma identidade sentimental profunda, para que seja
possível relacionar ideias e sentimentos à marca. A afetividade presente na
divulgação da marca atraí consumidores fiéis, sendo esses os mais ativos, que
são os que consumem a maior parte dos produtos da marca.
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