Laura Torres
Por meio do
livro Cultura da Convergência de Henry Jenkins, é possível perceber a relação da convergência com o nosso dia a dia. O autor explica a convergência com vários exemplos o que
facilita o entendimento.
Henry Jenkins
mostra a importância de inserir o consumidor (no nosso caso, o leitor) no
processo e despertar uma participação no telespectador. Assim como a
independência do formato, a cultura participativa e inteligência coletiva são
fundamentais para a cultura da convergência.
É possível
atingir três tipos de receptores, o fã fidedigno, o que vê esporadicamente e o
que nunca vê. No jornalismo, deve haver um cuidado especial para atingir o que
sempre vê (o fã), pois ele intensifica o valor da informação e chama outras
pessoas para ver também. O modelo midiático que temos hoje permite que as
pessoas se aprofundem e se envolvam com o assunto.
O que podemos absorver sobre a convergência, somando tudo o que foi visto, é que ela esta em todo lugar e todas as
pessoas acabam praticando algum tipo de convergência, quando postam no twitter
uma frase, fazem um texto sobre ela no facebook e postam fotos no instagram, por exemplo.
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