Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cultura da Convergência - Henry Jenkins

Nenhum comentário:
 
Laura Torres

Por meio do livro Cultura da Convergência de Henry Jenkins, é possível perceber a relação da convergência com o nosso dia a dia. O autor explica a convergência com vários exemplos o que facilita o entendimento.
Henry Jenkins mostra a importância de inserir o consumidor (no nosso caso, o leitor) no processo e despertar uma participação no telespectador. Assim como a independência do formato, a cultura participativa e inteligência coletiva são fundamentais para a cultura da convergência.
É possível atingir três tipos de receptores, o fã fidedigno, o que vê esporadicamente e o que nunca vê. No jornalismo, deve haver um cuidado especial para atingir o que sempre vê (o fã), pois ele intensifica o valor da informação e chama outras pessoas para ver também. O modelo midiático que temos hoje permite que as pessoas se aprofundem e se envolvam com o assunto.  
O que podemos absorver sobre a convergência, somando tudo o que foi visto, é que ela esta em todo lugar e todas as pessoas acabam praticando algum tipo de convergência, quando postam no twitter uma frase, fazem um texto sobre ela no facebook e postam fotos no instagram, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff