Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 24 de abril de 2013

RESENHA: O que é o Virtual - Pierre Levy

Nenhum comentário:
 




O autor começa explicando aquilo que chama de “oposição fácil e enganosa” entre os conceitos de real e virtual. Segundo Pierre Levy, "o virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual”.  O virtual tem apenas uma leve ligação com o imaginário, mas não se confunde com ele, pois são coisas distintas.

A virtualização, para Pierre Levy pode ser definida como “o movimento inverso da atualização”, pois consiste em uma passagem do real ao virtual. Ele não considera que a virtualização seja a desrealização, mas sim uma mudança de realidade e identidade. A virtualização está presente nas tecnologias da comunicação na atualidade social, no transporte, na medicina, na economia e na política de forma imprescindível ao progresso social. Ela não está limitada apenas ao espaço informático, está na sociedade como um todo. No livro é colocado em questão se a virtualização é boa ou ruim.

Possibilitada pela virtualização, a inteligência coletiva é uma grande vantagem à sociedade. Conhecimento, informações, teorias, relatos, entre outros, podem ser disponibilizados e compartilhados por todos que têm acesso à internet em tempo real e sem limites geográficos. Com isso, os internautas podem se atualizar e pesquisar sobre todos os tipos de assunto com muita facilidade. Também é característica da inteligência coletiva a interatividade, pois é possível opinar, comentar, sugerir, etc...

A interatividade está presente também no texto virtual. O hipertexto é o endereço que pode ser acessado por hiperlinks, que “ligam” palavras-chave, ou imagens, a páginas com explicações mais específicas ao assunto. Assim, o texto é enriquecido, pois o leitor consegue ter muito mais informações disponibilizadas para o entendimento da leitura.

Concluindo, “O que é o Virtual” explica temas bastante presentes na sociedade atual, fazendo filosóficos questionamentos sobre os assuntos. O aprendizado proporcionado pelo livro dá uma ampla noção ao leitor a respeito do impacto que o virtual tem no mundo contemporâneo.


 Pierre Levy - Filósofo, escritor e professor. 



Por: Isabela Rocco Scheidt 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff