Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

"O que é virtual?" de Pierre Lévy

Nenhum comentário:
 

Pierre Lévy é um dos primeiros autores que busca entender realmente o fenômeno “virtual” em uma análise não tão “digitalizada” da internet em seu livro chamado “O Que É Virtual?”. Com uma visão filosófica, Levy tenta explicar em seu livro o que realmente significa ser virtual. Segundo o autor, a palavra “virtual” vem do latim virtulis, que significa uma imitação do real, ausência de existência.

No livro, o virtual entra em oposição com o atual, sendo o virtual “algo que existe em potencia” e o atual a resolução de algum problema apresentado pela virtualização. “O virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual” (pág. 15).

O virtual está ligado à tecnologia, o que possibilita aquilo que o autor chamou de Efeito Moebius (“A passagem do interior ao exterior, e do exterior ao interior”). Viramos nômades, mudando o centro de gravidade de um ponto para vários. Hoje, não precisamos necessariamente estar em um determinado local para sabermos de algum acontecimento, e devemos isso a virtualização.

Porém, segundo Lévy, o virtual não é somente algo ligado a internet. Temos virtualização nos automóveis, nos meios de comunicação. O virtual seria somente uma maneira de “criar” novas maneiras de viver.

Para o autor, existem três processos de virtualização que são importantes para a nossa vida: O desenvolvimento e linguagens, a multiplicação das técnicas e a complexificação das instituições. Esses três processos são considerados de extrema importância para o nosso cotidiano, o que influência nossa maneira de viver e a forma com que iremos evoluir daqui para frente.

Aluna: Desirée Davoglio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff