Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Petições e abaixo-assinados on-line.

Nenhum comentário:
 
                                    

A internet funciona como uma ferramenta que auxilia a sociedade a fazer mobilizações para defender seus ideais. Para 71% dos entrevistados, é possível fazer política usando a rede sem intermediários, como os partidos. O dado, segundo especialistas ouvidos pela Folha, revela um esgotamento do modelo tradicional de mobilização e impõe um desafio aos que pretendem assumir a representação dos jovens.

Segundo filósofos, historiadores e interessados: A internet pode sim auxiliar movimentos de mobilização, ela até age de forma a organizar melhor e expandir de forma rápida as notícias.

Entrevista com o Pierre Lévy:

O "ativismo de sofá" é exatamente isso, as manifestações feitas através do computador, de casa. E o grande filósofo fala sobre isso em entrevista concedida pelo estadão via twitter.

Ele nega que esse tipo de mobilização online seja menos legítima do que as manifestações tradicionais, como protestos na rua, e afirma ser necessário investir em alfabetização digital para elevar o nível de debate na internet.Apesar do crescente controle da rede, tanto por governos autoritários como pelos democráticos, Lévy acredita haver mais liberdade de expressão com a rede do que sem ela.

A respeito das petições, Levy afirma que elas são válidas pois é o desejo das pessoas independente do meio que elas utilizem para isso. E um fator super importante para que isso flua de forma mais eficiente é a aplicação da alfabetização das pessoas. pois a alfabetização, principalmente no Brasil, é precária. A internet é um dispositivo que te proporciona uma liberdade de expressão muito ampla, pois atinge um publico enorme.

“Quais serão os próximos passos da ciberdemocracia?”
Primeiro, uma melhora na inteligência coletiva online, uma inteligência coletiva mais reflexiva, mais hábil para conhecer a si mesma. Depois, uma melhor transparência dos governos, como justificativas e visualização das consequências das decisões orçamentárias.

Pierre também discorre sobre as recoluções e contra revoluções que serão twitadas pois o twitter que hoje já teu seu espaço no mundo digital e que é um dos meios onde as pessoas se organizam pra fazer manifestos, petições e falar sobre assuntos de interesse.

Petições e abaixo-assinados on-line funcionam?

Apesar das pessoas considerarem as petições online um grande modo de solução de problemas o certo é que elas não podem surtir efeito nenhum pratico ou jurídico. Alguns dos fatores que impedem que as petições sejam as grandes “heroínas” são a falta de garantia de que as pessoas que as assinam são reais, que vem somado ao problema das pessoas mal-intencionadas, e um dos mais importantes se não o mais é o descaso do Mistério Publico.

Algumas pessoas acreditam que a única utilidade das petições on-line é a pressão política que ela exerce. Apesar de ainda estarem no começo, essas petições já vem mostrando resultado, exemplo disso  foi a aprovação da Lei Ficha Limpa e a campanha Stop SOPA. Mas existem também exemplos de fracasso como a petição que pedia o Impeachment do presidente do senado Renan Calheiros. 

O Avaaz e o We The People são exemplos de sites aonde são criadas  essas petições, sendo que o segundo é um site norte americano sob domínio da Casa Branca,  essas petições se conseguirem mais de 250 mil assinaturas em menos de um mês passam a ser consideradas pelo governo federal.

Alunos: Bruna Alves Teixeira, Guilherme Nunes, Juliana Mello e Nicole Gulin Braga.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff