Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

Virtualização ''Lévysiana''

Nenhum comentário:
 


     Virtualização, uma questão tratada no livro ‘O que é virtual’ de forma diferente de como é tratada pelas pessoas em geral. Pierre Lévy, autor da obra, é filósofo da informação, e tenta trazer a questão do virtual não apenas para o lado digital, como a maioria imagina.  Para o Lévy, o virtual utiliza novos espaços, problematizando e tentando reinventar o mundo. O autor não tenta fazer uma ligação da virtualização, como uma ameaça da tecnologia atual ao homem, mas tenta humaniza-la. Lévy ressalta que o uso do virtual, que cada vez mais faz parte do nosso cotidiano, amplia as potencialidades humanas, e cria um novo mundo de aprender e pensar. 
      Relacionando a obra de Lévy com o jornalismo, um ponto importante a ressaltar é a  inteligência coletiva, ele diz que o objetivo da inteligência coletiva é baseado na interação e enriquecimento mutuo das pessoas. Profissionalmente, o jornalista deve utilizar as diversas informações como uma ajuda, mas é claro, a partir de uma investigação da informação.
      Concluindo, o autor mostra que a passagem para o virtual é a força pela qual se direciona a cultura atualmente e que as pessoas podem ajudar a si mesmas. Em uma breve citação, o Lévy tenta expor como a conexão social pode influenciar o modo de agir e de pensar:

''Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade'' - Pierre Lévy


Leonardo Hasper, aluno do primeiro ano de Comunicação Social: Jornalismo da Universidade Positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff