Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O atual e o virtual.

Nenhum comentário:
 

O Atual e o virtual
Para distinguir o real e o virtual. Pode-se definir o real como “o que existe”, enquanto o virtual seria “o que ainda há de existir”.
Pode-se ilustrar o que é virtual desta forma:
A palavra virtual vem do latim medieval virtualis, proveniente por sua vez de virtus, força, potência. O virtual tende a atualizar-se, sem ter passado, no entanto à concretização efetiva ou formal. A árvore está virtualmente presente na semente. Em termos rigorosamente filosóficos, o virtual não se opõe ao real, mas ao atual: virtualidade e atualidade são apenas duas maneiras de ser diferentes.
A atualização
De um ponto de vista filosófico, a atualização é o ato ou o fato de tornar atual, onde se tem a liberdade de criar, inventar uma forma a partir de uma configuração dinâmica de forças e finalidades. É a invenção de uma solução exigida por um complexo problemático. Por exemplo, a atualização de um programa em situação de utilização, que contém uma dinâmica e uma virtualidade de mudança, ocorre através de várias mudanças de forma mais ou menos inventiva.
A virtualização é o ato ou efeito de virtualizar, criar de modo virtual (canais de comunicação ou de atendimento).
A virtualização pode ser definida como o movimento inverso da atualização. Consiste em uma passagem do atual ao virtual, em uma “elevação à potência” da entidade considerada. É uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objeto considerado. A entidade passa a encontrar sua consistência essencial num campo problemático.
Hipertexto
O hipertexto como uma forma de apresentação ou organização de informações escritas, que em blocos de texto estão articulados por remissões, de modo que, em lugar de seguir um encadeamento linear e único, o leitor pode formar diversas sequências associativas, conforme seu interesse. Também o hipertexto é um conjunto de textos estruturados ou organizados dessa forma, e geralmente implementado em meio eletrônico computadorizado, no qual as remissões correspondem a comandos que permitem ao leitor passar diretamente aos elementos associados.
Na era da informação, o que ocorre é que um texto passa a apresentar-se como a atualização de um hipertexto de suporte informático. Neste caso, é possível atribuir um endereço a um arquivo digital. O hipertexto contribui para produzir acontecimentos de atualização textual, de navegação e leitura. Embora necessite de suportes físicos pesados para subsistir e atualizar-se, o imponderável hipertexto não possui um lugar.

Louise Ferreira Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff