Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

Resenha 'O que é virtual?' - Petry

Nenhum comentário:
 

Pierre Lévy, que escreveu o livro ‘O que é virtual?’ aborda sobre um tema muito importante para todos, que é a virtualização.
A palavra virtualização é basicamente a técnica de saber separar e aplicar alguma coisa em algum lugar. No livro, o autor cita alguns exemplos, como a árvore está virtualizada na semente, como mudou o andar depois da invenção da roda, diferente do que todos pensam que é apenas em computadores e celulares.
No jornalismo, temos um exemplo muito claro, onde depois do avanço da internet blogs, sites e até mesmo em redes sociais, temos informações diferentes a cada minuto, e essa informação pode ser acessada por qualquer pessoa no mundo através de um computador, tablet ou celular. Isso facilita muito a vida do jornalista, porém deixa ele muito vulnerável a encontrar erros para sua matéria, pois nem tudo que tá na internet é verdadeiro.
 O autor define a inteligência coletiva como uma inteligência distribuída em toda parte, continuamente valorizada em tempo real.
  Pierre Lévy,cita também no livro, a questão do nomadismo, ele diz que com a virtualização, o centro da gravidade está em constante mudança.
Nós como jornalistas devemos sempre valorizar a inteligência coletiva para um bem de todos.

Petry Mouchbahani de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff