Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 24 de abril de 2013

" O que é Virtual?" Pierry Lévy - Nicole

Nenhum comentário:
 


Em uma linguagem complicada e cansativa, Pierre Lévy  em seu livro “O que é Virtual?” constrói uma visão ampla do que é virtual, essa abordagem não tem como objetivo definir se é bom ou ruim, mas sim quais são suas características  na sociedade contemporânea. Para o autor o se deve diferenciar o real do virtual, sendo que o primeiro está em constante  modificação , sem estar efetivamente concretizado,  levando consigo a definição de algo que ainda vai existir, enquanto o real já é algo que existe, concretizado.  

Esse fenômeno da virtualização segundo Lévy afeta os corpos, a economia, a sensibilidade e a inteligência das pessoas, sendo que esse fenômeno não esta ligado apenas a maquinas e tecnologia, criando um conceito de questionamento das coisas, prova disso é que o comportamento da população vem sofrendo alterações significativas.

O virtual não precisa estar necessariamente situado em algum lugar, o físico passa a ser desterritorializado, criando um conceito de nomadismo, deixando evidente que tempo e espaço já não são mais importantes. Sendo assim a virtualização ajuda na troca de experiências e cria uma maior interação entre os indivíduos que todo o mundo, cria-se uma constante troca de informações e conhecimentos, deixando esses acessíveis a qualquer um, entrando assim no conceito de “inteligência coletiva”,  aonde segundo o autor ninguém é capaz de pensar sozinho.   



Nicole Gulin Braga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff