Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

terça-feira, 23 de abril de 2013

O que é virtual? - Pierre Lévy

Nenhum comentário:
 
No livro ''O Que é Virtual?'' o autor relata que movimento virtual afeta o exercício da inteligência, transformando as coisas através das criações. Virtual significa força, potência. Este não se opõe ao real, mas sim ao atual, contrário do possível. A atualização é a invenção, a realização, ocorrência de algo pré-definido. A virtualização remete a cultura nômade, substituindo a unidade de tempo e lugar, porém este não pode ser reduzido a desmaterialização, pois é a passagem de uma solução própria a uma problemática, ela abre novos espaços.

O aumento da comunicação e generalização do transporte rápido participam deste movimento da virtualização. As coisas só têm limites no real. Um exemplo de virtualização é a criação da moeda, que é compartilhada, trocada e circula por diversos locais. Existe a virtualização dos corpos, no qual consiste em uma nova etapa de auto-criação e manutenção da espécie, por meio do hipercorpo podemos sentir sensações, é como uma reinvenção, intensificado pelos esportes ou por drogas. No ciberespaço pode-se dizer que é um mundo metafísico que transcende a realidade como a conhecemos, no qual cada um é receptor e também emissor, dando ideia de interação. Através do ciberespaço surge a inteligência coletiva, na qual esta faz ligações, sendo sustentado por conexões sociais.No coletivo inteligente existem diferentes concepções do virtual. O ideal da inteligência virtual é o reconhecimento da diversidade.

O autor afirma que o texto é um discurso elaborado e que a escrita acelerou a virtualização da memória, compreendi que estes textos atualmente devem ser mais dinâmicos e breves, além disso estes textos não estão estáticos, pois participam de um fluxo, modificando as estruturas da comunicação. Um hipertexto é uma matriz de textos, uma coleção de informações, permitindo novos tipos de leitura, enriquecendo-a. Pois os leitores podem modificar as ligações, tornando coprodutor das informações.


Aluna: Amanda Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff