Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cultura da Convergência - Henry Jenkins

Nenhum comentário:
 

Na obra de Henry Jenkins, Cultura da Convergência, o autor trata de como as mídias se relacionam entre si. Mostra que cada plataforma transmedia tem potencial e modo de cativar aqueles que a utilizam e apesar de diversas formas de transmissão, elas acabam completando e deixando mais incrementado o projeto nelas investido. A convergência funciona de maneira bem harmônica entre as plataformas, porém, o trabalho depende das pessoas para obter êxito.

No livro Jenkins cita vários exemplos, como filmes, séries de TV e programas de auditório. Uma exemplificação seria o filme Matrix, que não restringe o público apenas nas telonas, mas sim em jogos, os quais foram usados para o desenrolar da história. Mas isso necessitaria um maior envolvimento do fã. O que não é bem a melhor jogada, se levar em consideração que o mesmo não goste de vídeo games. Algumas vezes, a dependência na convergência poderá não ser positiva para o projeto, como no exemplo citado acima. Ela deverá ser complementar? Sim, mas o leitor/fã deve saber sobre o assunto, em apenas uma das plataformas.

Pode ser concluído que a convergência é usada para uma maior e melhor comunicação com o público. Uma empresa pode usar da internet, rádio, TV e panfletos para a divulgação do seu trabalho, tudo para a conquista de novos clientes. Sendo assim,  a convergência acaba estando mais presente e conectada ao nosso dia-a-dia, chegando até nós de diferentes formas.
Luiz Richalski

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff