Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cultura da Convergência, de Henry Jenkins

Nenhum comentário:
 
Por Karla Kachuba

No livro a Cultura da Convergência, o autor Henry Jenkins, fala das mídias e a maneira que elas se convergem umas com as outras.  Desmistifica o que se acreditava que as novas mídias acabariam com as antigas, muitos acreditavam que a internet acabaria com todas as outras mídias quando surgiu. Com a convergência elas se relacionam e se misturam, mas cada plataforma utiliza uma ferramenta e um modo diferente de tratar o tema, o que vemos na tv não será igual no site, por exemplo. Uma independe da outra, é possível que o consumidor entenda o que acontece sem  ver todas as plataformas de um meio de comunicação, mas a convergência depende das pessoas para funcionar.


No livro o autor cita alguns exemplos, como séries de tv e programas de auditório dos EUA. As pessoas interagem com o universo do que assistem. Ele exemplifica também usando o filme Matrix, que além da trilogia do filme contava com jogos de vídeo game e histórias em quadrinhos, a história era passada por todas essas mídias. O que causou críticas pois nem sempre quem assiste o filme quer  utilizar as outras plataformas. O autor ainda fala de outros dois filmes, Star Wars e Harry Potter que seguem essa mesma linha de pensamento da convergência. Harry Potter além dos livros, filmes, jogos e produtos, ainda há um parque ligado à história do filme. Isso tudo precisa dos fãs para funcionar, hoje as empresas criam para que os consumidores se apaixonem pelo produto, pois o que move um fã a participar e utilizar todas essas mídias é seu sentimento pelo produto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff