No livro a Cultura da Convergência, o autor Henry Jenkins,
fala das mídias e a maneira que elas se convergem umas com as outras. Desmistifica o que se acreditava que as novas
mídias acabariam com as antigas, muitos acreditavam que a internet acabaria com
todas as outras mídias quando surgiu. Com a convergência elas se relacionam e
se misturam, mas cada plataforma utiliza uma ferramenta e um modo diferente de
tratar o tema, o que vemos na tv não será igual no site, por exemplo. Uma
independe da outra, é possível que o consumidor entenda o que acontece sem ver todas as plataformas de um meio de comunicação,
mas a convergência depende das pessoas para funcionar.
No livro o autor cita alguns exemplos, como séries de tv e
programas de auditório dos EUA. As pessoas interagem com o universo do que assistem.
Ele exemplifica também usando o filme Matrix, que além da trilogia do filme
contava com jogos de vídeo game e histórias em quadrinhos, a história era passada
por todas essas mídias. O que causou críticas pois nem sempre quem assiste o
filme quer utilizar as outras
plataformas. O autor ainda fala de outros dois filmes, Star Wars e Harry Potter
que seguem essa mesma linha de pensamento da convergência. Harry Potter além
dos livros, filmes, jogos e produtos, ainda há um parque ligado à história do
filme. Isso tudo precisa dos fãs para funcionar, hoje as empresas criam para
que os consumidores se apaixonem pelo produto, pois o que move um fã a
participar e utilizar todas essas mídias é seu sentimento pelo produto.
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