Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Religião e mídia uma história que quebrou muitos paradigmas. Bruno Henrique

Nenhum comentário:
 
Muitas vezes “zapeando” pelas rádios, algumas vezes encontramos emissoras de rádio religiosas, e se procuramos pela televisão encontramos uma imensidão de canais e programas com este mesmo estilo, porém nem sempre foi assim.
Quem diria que há setenta anos, seria transmitido por via de 17 das principais emissoras de rádio brasileiras, o primeiro programa religioso de âmbito nacional. Anos antes um homem chamado Harold Marshall Sylvester Richard, transmitia um programa chamado Voice of Prophecy, e muitos o criticaram, pois achavam que a rádio era um órgão de engano promovido por satanás (isso é feito pelas pessoas mais velhas até hoje, pois após o rádio foi a TV e agora provavelmente seja a internet), porém ele continuou e este programa cresceu e está no ar até hoje, estando presente em 36 países e oferecendo cursos bíblicos em 80 línguas.
Com o grande sucesso e a expansão do programa pelo mundo, o jovem pastor que começou seu ministério aos 22 anos, na cidade de Curitiba, Roberto Rabello, iniciou sua jornada no rádio com 34 anos, mas como aqui no Brasil não existia uma tecnologia capaz de transmitir um programa desta categoria, Rabello gravou na cidade de Glendale, Califórnia, 52 programas para serem apresentados em nosso país. Com um áudio melhor do que a nacional, o programa A Voz Da Profecia foi o primeiro programa cristão feito via rádio no Brasil e possuía maior qualidade que outros programas seculares. Para Roberto Rabello era fácil falar na língua portuguesa, mas para os cantores (todos americanos) a pronuncia era uma dificuldade e para isso eram necessárias horas de treinos.         
Com a rádio em pleno funcionamento, surge à televisão e em 1962 surge o primeiro programa religioso “Fé para hoje”, apresentado pelo pastor Alcides Campolongo. Tanto o programa de rádio como de TV estão até hoje sendo transmitidos por uma emissora de Rádio e TV (Novo Tempo.
Muito antes de evangelismos serem feitos via rádio ou televisão, foi criada uma editora a Casa Publicadora Brasileira em 1900 na cidade do rio de Janeiro e seu primeiro impresso foi “O Arauto da Verdade”, existente até hoje, Jacareí, com ímpeto publicar livros, revistas e folhetos. Seus livros didáticos convergiam com os ensinos de escolas cristãs, procurando dar aos alunos uma visão criacionista. Trabalhando com crianças (revista nosso Amiguinho) e adolescentes (adolescentes guiados pelo espírito), Jovens (Mensagem aos jovens), Adultos (O grande conflito) e até pessoas que procuram formações superiores ou conhecimentos elevados sobre determinada temática (comentário Bíblico, conselhos sobre saúde, Medicina).
A convergência de evangelismo é muito mais ampla, pois não são apenas transmídias (rádio, TV, Livros, redes sociais, gravadora de CD´s e DVD´s), a idéia foi muito mais além. Hoje a convergência é gerada por empresas de produtos de consumo saudáveis (Superbom), pela maior instituição de ensino privado do mundo (Colégio Adventista), por hospitais e clinicas, por jogos (reavivados por sua palavra, heróis) e por treinamentos em diversas áreas tornando pessoas comuns em líderes. Tudo isso com transparência e um só objetivo. Pregar o evangelho sobre todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff