Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cultura da Convergência

Nenhum comentário:
 
O livro cultura da convergência se divide em tipos de convergências, todos focados nos fãs.
No primeiro capitulo é descrito sobre a série Survivor, que é uma competição entre pessoas, que tem que suprir água, comida e abrigo por si mesmos, o fato é que, a cada ano o local da disputa era modificado e fãs da série queriam spoilers sobre onde seria a temporada. E isso foi bom para o programa principalmente para um dos produtores que se “divertiu” com a busca por informações. Com muita pesquisa de spoiler, o foco antes do inicio de Survivor era descobrir quem eram os participantes. Os produtores direcionaram o programa de televisão para a internet e para outros pontos de acesso a franquia.
N’outro capítulo a ideia entre programas televisivos e patrocinadores, ou seja, a intenção destes programas era lucrar, alguns exemplos como O Aprendiz (que possui apoio de grandes empresários), o Big Brother (grandes marcas são utilizadas e expostas ao público) e o American Idol (que é patrocinado pela coca cola, e tem sua cor e marca como cenário do programa). Todos fazem sucesso, porém utilizam muitas propagandas (dentro e fora do programa), pois com o interesse do público pode se oferecer muito mais ao consumidor e fizer com que, tanto o programa, como patrocínio lucrem.   
O livro também relata sobre a ideia de transmídia que o filme Matrix quis utilizar, porém de forma equivocada, pois a ideia de convergência é passar o conteúdo para um tipo de grupo, mas Matrix errou feio, colocando conteúdos do game para ajudar no entendimento do filme. Mesmo com a vasta quantidade de produtos, como revista em quadrinhos, desenho Animatrix, Game, a trilogia entre outros produtos, não conseguiu atingir o público, pois quem era “viciado” em Matrix achou pouco conteúdo e quem apenas achava legal o filme, não conseguiu entender a mensagem contida em Matrix.
O livro fala de muitos casos, alguns bons outros nem tanto, porém todos procuraram a convergência de formas diferentes, que deram certo ou não (como foi o caso do Matrix). Com a ideia de convergência, livros viraram filmes (Harry Potter), foram criados espaços interativos para fãs (Heroes). O mundo está se atualizando e as mídias também, utilizam vários meios de comunicação fazendo o gosto de cada pessoa, pois raramente uma pessoa consumiria filme, game, revista, marcas/patrocínio, conteúdo web, entre outros conteúdos de um determinado produto. 
                                                                                                                                                                                                         Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff