Ana Clara Colemonts e Daniele Andrade Vieira
Para uma boa campanha de marketing, não adianta o produto ser
anunciado em diversas plataformas sem que o consumidor consiga desenvolver uma
boa comunicação e sentimento com a marca. Com essa preposição, é possível fazer
uma análise ligada à um dos escritores mais bem sucedidos da atualidade, John
Green.
Autor que ocupou a posição #1 na lista de bestsellers do New
York Times, manteve o seu contato com os leitores muito além do uso
de vários páginas na internet promovendo as suas obras. John Green criou um
canal no youtube, em parceria com o seu irmão Hank Green, em que a proposta era
de os dois se comunicaram por vídeos, ausentando-se de qualquer forma de
comunicação escrita. Em seus vídeos, John fala sobre diversos assuntos, desde
política, economia, literatura e sua vida pessoal.
Pelo youtube, o autor achou uma forma de se comunicar com seus
leitores de forma mais eficiente, promovendo vídeos em que ele responderia
perguntas dos fãs sobre seus livros. Além das sessões de perguntas/respostas, o
autor fazia “concursos” temáticos, em que os fãs mandavam vídeos deles mesmos e
os melhores ganhavam divulgação no canal.
Através de uma brincadeira feita em seus vídeos, surgiu o termo “Nerdfighters”,
os nerds que lutam contra o mal no mundo. A partir disso, o nome foi adotado
para a comunidade de fãs do autor, que se engajam em projetos humanitários. O último
projeto divulgado por John e apoiado por “nerdfighters” de todo o mundo foi a
doação de cabelo para fabricação de perucas, que seriam doadas para crianças
com câncer. Todos os participantes do projeto que postassem sua foto no tumblr,
de como era o seu cabelo e como ficou depois do corte, e utilizassem a tag
#HairForHazel, teriam as suas fotos no tumblr do autor. O projeto teve um ótimo resultado, contando com participantes de vários países, desde crianças até adultos, doando o seu cabelo para uma causa nobre.
Para acompanhar o projeto, acesse:
Para
ver os vídeos de John, acesse:
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