Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Livro: Cultura da Convergência

Nenhum comentário:
 
Isabela Rocco 

Henry Jenkins mostra que cultura da convergência está definitivamente transformando a sociedade. Por estarmos repletos de tecnologia, o público hoje em dia não fica só recebendo a informação, mas também participa, produz e troca conhecimento, informação e opiniões ao redor do mundo. Essa colaboração mútua é a inteligência coletiva.

O autor não fica só nos conceitos, mas também exemplifica detalhadamente o transmídia com base em muitos processos. “Cada meio faz o que faz de melhor”.  Assim é possível explorar diferentes plataformas, e conseguir os melhores recursos para cada objetivo.
 É muito argumentado que a inteligência coletiva e a cultura participativa são de extrema importância no lançamento de um produto. Por exemplo, um site que permite a colaboração com informações, ou que dê possibilidade de interação do consumidor com a marca consegue criar uma relação mais efetiva com o público. Também temos os filmes e séries como exemplo: espalhar as informações pela inteligência coletiva pode fazer com que eles fiquem conhecidos mundialmente.

Os fãs fidedignos conseguem puxar outras classes para ver também o que ele gosta, tem grande importância e contribuição para a divulgação e aumento de espectadores/leitores/etc.. Através da internet levam mais gente a conhecer a obra (incluo aqui: livros, filmes, séries novelas, músicas, videoclipes, entre outros), por meio de releases, opiniões, fanfics. Até mesmo os chamados “spoilers” têm seu lado positivo nisso, porque conseguem, com as prévias divulgadas, cativar a curiosidade de outras pessoas.

A convergência, além da informação e da publicidade, é um agente transformador na sociedade em geral, em todos os aspectos. Podemos notar nos casos de influência sobre as eleições, ou até mesmo em manifestações e protestos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff