Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A CULTURA DA CONVERGÊNCIA

Nenhum comentário:
 
Ana Cristina Mayer

Henry Jenkins lançou em 2009 o livro “ A Cultura da Convergência”, a obra reúne argumentos sobre as mídias de massa atuais, passivas, participativas e interativas, além da famosa convergência e da narrativa transmídia.
Jenkins explica à seus leitores que a convergência  é “o fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, a cooperação de múltiplos mercados midíaticos e o comportamento migratório dos  públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam”. O autor ainda afirma que a convergência é uma transformação cultural que ocorre no cérebro e nas interações sociais dos consumidores.
O conceito de narrativa transmídia também é citado no livro, Henry Jenkins utiliza exemplos simples e de fácil entendimento para convencer o leitor. A narrativa transmídia pode ser considerada um universo midíatico, Jenkins utiliza a trilogia Matrix para exemplificar a tese. “ A narrativa deste produto permeia tanto filmes e história em quadrinhos, quanto vídeo-games, sendo que o consumidor somente entenderia o contexto geral da trilogia se acompanhasse em suas múltiplas plataformas”. Outro assunto tratado no texto é a Economia Afetiva, que nada mais é  do que a relação que as empresas tentam ter com seus consumidores. O exemplo utilizado nessa parte é a Coca-Cola.

Em nove capítulos, com textos simples e bastante explicativos, o autor consegue transmitir a ideia aos leitores, e com certeza todos compreenderam melhor que, em tudo existe convergência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff