Ana Cristina Mayer
Henry Jenkins lançou em 2009 o livro “ A Cultura da
Convergência”, a obra reúne argumentos sobre as mídias de massa atuais,
passivas, participativas e interativas, além da famosa convergência e da
narrativa transmídia.
Jenkins explica à seus leitores que a convergência é “o fluxo de conteúdos através de múltiplas
plataformas de mídia, a cooperação de múltiplos mercados midíaticos e o
comportamento migratório dos públicos
dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das
experiências de entretenimento que desejam”. O autor ainda afirma que a
convergência é uma transformação cultural que ocorre no cérebro e nas
interações sociais dos consumidores.
O conceito de narrativa transmídia também é citado no livro,
Henry Jenkins utiliza exemplos simples e de fácil entendimento para convencer o
leitor. A narrativa transmídia pode ser considerada um universo midíatico,
Jenkins utiliza a trilogia Matrix para exemplificar a tese. “ A narrativa deste
produto permeia tanto filmes e história em quadrinhos, quanto vídeo-games,
sendo que o consumidor somente entenderia o contexto geral da trilogia se
acompanhasse em suas múltiplas plataformas”. Outro assunto tratado no texto é a
Economia Afetiva, que nada mais é do que
a relação que as empresas tentam ter com seus consumidores. O exemplo utilizado
nessa parte é a Coca-Cola.
Em nove capítulos, com textos simples e bastante
explicativos, o autor consegue transmitir a ideia aos leitores, e com certeza
todos compreenderam melhor que, em tudo existe convergência.
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