Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cultura da Convergência

Nenhum comentário:
 
Carolina Casagrande Fabiani
Henry Jenkins , em seu livro “A cultura da convergência”, mostra um fenômeno que está transformando a cultura e a sociedade. Para o autor, a convergência das mídias ocorre na mente dos consumidores e em suas redes sociais, em múltiplos canais de comunicação e a partir da interatividade de uns com os outros. Ele se opõe a ideia de que as pessoas vão convergir às mídias em somente um único e especifico aparelho. A convergência estaria muito mais associada à maneira como a informação é recebida, processada e re-elaborada pelas pessoas.
O autor também aproxima a ideia de inteligência coletiva com a convergência das mídias. Jenkins cita que, em uma sociedade de caçadores, as crianças aprendem brincando pela informação. Era possível que o individuo dominasse todos os saberes da sociedade, seria um grande sábio. Hoje é diferente. É impossível saber tudo, todos sabem pouco sobre algumas coisas. No caso, também um forma de inteligência coletiva. Um bom exemplo disso seriam os sites permitem aos consumidores colaborarem com informações.
A narrativa transmidiática, discutida na obra, representa um novo modelo, que capta a exigência dos consumidores e depende da participação ativa das comunidades de conhecimento. Ela nasce como resultado do desenvolvimento da cultura da convergência.
Heroes e Matriz, para o autor, são símbolos dessa narrativa.  “A narrativa transmidiática refere-se a um novo modelo que surgiu em resposta à convergência de mídias, captando as exigências dos consumidores e dependendo da participação ativa das comunidades de conhecimento. A narrativa transmidiática é a arte da criação de um universo”.   Quando se cria um universo ficcional o sentido só é plenamente compreendido quando o conteúdo é experimentado em todo o seu conjunto.
Cada mídia funciona como uma peça e todas se completam num quebra-cabeça e proporcionam maior entendimento sobre o assunto. O modelo transmidiatico permite que a pessoa escolha com qual parte se envolver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff