Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Cultura Da Convergência - Henry Jenkins

Nenhum comentário:
 
Por: Luana Vosgerau

                O livro ‘’ A Cultura da Convergência’’ de Henry Jenkins, cita três conceitos sobre a convergência midiática, são eles: convergência dos meios de comunicação, inteligência coletiva e cultura participativa. Como exemplos desses conceitos, o autor traz programas como American Idols e filmes como Matrix e Harry Potter.
                Henry Jenkins fala sobre a inteligência coletiva logo no primeiro capitulo.  Para exemplificar, ele cita séries de TV. Com as redes sociais, como twiiter ou facebook, ficou mais fácil para divulgar a série, os personagens e capítulos. O fã tem uma papel fundamental na hora de divulgar suas preferências, como o livro traz, mais importante que a audiência, são os fãs.
                Outro ponto interessante do livro é sobre a economia afetiva. Esta faz com que os consumidores participem ou estejam envolvidos nas criações dos comerciais e publicidades. Isso faz eles lembrarem daquela marca com mais frequência e assim consumi-las. No livro, o autor cita a Coca-cola e os reality shows.
                O autor trata sobre as franquias, como exemplo, ele usa o filme ‘’ Matrix’’.  Este filme não teve independência, ou seja, o público precisava ver toda a série do filme para entender. E não era para entender somente o filme, mais os jogos também.  A série de livros de ‘’ Harry Potter’’ não seguiu esse esquema, os leitores podiam ler qualquer livro que entenderiam, ou seja, era uma franquia independente. Isso faz com que o filme ou livro faça mais sucesso, tenha mais telespectadores ou leitores e mais fãs.

                Há um desgaste natural das franquias, porém a partir disso, entra o papel dos fãs mais uma vez. Eles participam ativamente na divulgação das séries, livros, assim outros públicos podem ser atingidos e começa haver interesse novamente pela franquia.
               O livro aborda assuntos interessantes sobre a convergência midiática e amplia nosso conhecimento sobre os produtos, filmes,séries, como eles realmente funcionam e dão lucro as empresas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff