Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A convergência de hoje

Nenhum comentário:
 
Luíza Giovana e Suelen de Paula


A convergência de hoje

A convergência é o ‘’fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos’’... e também se refere ‘’ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam’’ (Henry Jenkins).
Para essa circulação de conteúdos por meios de diferentes sistemas midiáticos dar certo, depende fortemente da participação ativa dos consumidores, ou seja, da cultura participativa e da inteligência coletiva.
Podemos ver atualmente como são grandes os esforços que os veículos de comunicação, produtores e etc colocam na convergência, porque quanto mais canais você tem para espalhar o seu conteúdo, por mais pessoas ele será visto e então mais seguidores atrairá.
A atividade que realizamos cobrindo a Semana de Comunicação UP foi um exemplo muito prático de convergência, e um método que a maioria dos grandes veículos de comunicação usam. Eles têm um ponto de convergência, por exemplo, a televisão, onde divulgam a informação que querem para o público geral, a partir daí surgem outros meios como pontos de complementação, como o rádio, um portal na internet, o twitter, facebook, instagram e etc. Em todos esses segmentos se encontram os mais diversos tipos de público, tem aqueles que se contentam apenas em ver a matéria na televisão e tem aqueles que, além disso, querem se aprofundar no assunto e exploram todos os canais de convergência do veículo de comunicação.
A convergência não para aí. Ela também é utilizada em filmes e séries, por exemplo. Fazendo com que o telespectador anseie mais e mais sobre o seu programa favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff