Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cultura da Convergência, Henry Jenkins

Nenhum comentário:
 
Luíza Giovana Rampelotti

Em ‘’Cultura da Convergência’’, Henry Jenkins exemplifica o ato da convergência unindo a teoria à prática, usando exemplos como: Survivor, American Idol, Matrix, Harry Potter, A Bruxa de Blair, Star Wars e etc. Todos esses programas de TV e filmes fazem parte da chamada era da convergência e demonstram bem como ela é utilizada, através de franquias, narrativa transmídia, cultura participativa, inteligência coletiva e etc.
No 4º bimestre estudamos sobre a cultura da convergência e de que forma ela atinge a nossa futura profissão. Pudemos utilizar o método da convergência de forma prática na Semana de Comunicação UP, onde cobrimos o evento nas mais diversas plataformas midiáticas.
Algo que me marcou bastante no livro de Henry Jenkins foi o discurso do presidente da Coca-Cola, Steven J. Heyer, na conferência Madison + Vine, da revista Advertising Age, falando sobre as Lovemarks e a economia afetiva. Isso significa que para uma empresa fazer sucesso, é necessário mais do que apenas vender um produto, e sim cativar as emoções do consumidor, aliando a sua marca aos melhores momentos da vida do público alvo.
Na cultura da convergência, os consumidores não exercem mais um papel passivo, agora eles são ativos, interagindo com os conteúdos e expressando suas opiniões de forma que sejam levadas a sério pelos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff