Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A Importância Dos Nichos

Nenhum comentário:
 

     O livro “A Cauda Longa – do mercado de massas para o mercado de nichos” de Chris Anderson fala que com a invenção da internet, os itens de nichos (aqueles não populares) puderam ser disponibilizados para venda. Antes, apenas os “hits”, ou seja, os produtos mais vendidos, valiam a pena ocupar espaço nas prateleiras. Agora, com as lojas virtuais, onde não há o limite do espaço físico, os produtos de nicho podem ser encontrados.
     Quando só existiam os meios de comunicação tradicionais, como o rádio e a televisão, havia uma escassez de opção, por exemplo, na música. Apenas as canções mais famosas tocavam nas rádios, e apenas os videoclipes dos artistas mais conhecidos eram exibidos na televisão. A distribuição digital, que tem um custo muito baixo e não ocupa espaço, permitiu que as pessoas tivessem acesso tanto aos hits quanto às músicas de bandas de garagem.
     Chris Anderson cita várias empresas que trabalham com o mercado de nichos, como a Amazon e a Netflix. Elas disponibilizam uma quantidade gigantesca de itens não populares que, individualmente vendem pouco, mas que no conjunto chegam a um número bem significativo. Essa soma de nichos corresponde à Cauda Longa.
     Mas esse fenômeno não se aplica apenas ao mundo dos negócios. Ele pode ser observado também nas manifestações que estão ocorrendo no Brasil ultimamente. As pessoas estão indo para as ruas protestar por diversos motivos. Umas querem a diminuição do preço das passagens de ônibus, outras exigem o fim da corrupção, e algumas até protestam contra o maltrato de animais. Separadamente, esses grupos ou “nichos” com diferentes interessses podem não ser um número significativo. Mas juntas, na mesma manifestação, essas pessoas formam uma multidão que vem chamando cada vez mais a atenção do país e do mundo.

Aluna: Victória Pagnozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff