Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Efeito da Cauda Longa nas Manifestações - Sacha Sanches

Nenhum comentário:
 
Atualmente o Brasil está passando por um momento de transformações. Esses manifestos se encaixam (de maneiras variadas, na verdade) na teoria da Cauda Longa, baseada no livro do professor Chris Anderson.
Hits. Os mais famosos, que chama atenção de todo mundo, muitas vezes por manipulação, é o que podemos notar nas manifestações em relação á mídia, que manipula a audiência e nem sempre conta a verdade como um todo. E os nichos, que são os motivos de cada pessoa ou grupo social, a razão de estarem ali. Seja pela corrupção, educação, copa do mundo, saúde, segurança ou até mesmo, a “cura gay”.

Tudo começou com um hit, o aumento da taxa de ônibus, que foi de alongando (comparando assim com a teoria da cauda longa) e se arrastou por diversos motivos como os citados acima. Formando assim pequenos nichos, que são muitos maiores e alguns ate mais importante do que a “faísca” por assim dizer, que deu origem aos protestos no Brasil inteiro.

Na internet, especialmente redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, podemos notar os filtros que levam para esse determinado assunto. As famosas hashtags (#) seriam os filtros no caso, como #OGiganteAcordou ou #VemPraRua.

A verdade é que os nichos possuem uma variedade absurda. Porém muitas vezes, seja por manipulação ou não, a grande maioria acaba vendo apenas os hits, que encobrem os nichos por serem mais populares.

Existem três forças da cauda longa: faça, divulgue e me ajude a encontrar. Aplicando essas forças na cauda longa que se diz respeito ás manifestações, o faça é a democratização e liberdade que todos têm na internet, surgindo e cooperando diversas ideias. O divulgue, é quando uma ideia é expandida através de redes sociais como Facebook, YouTube ou Twitter. Com o acesso às redes sociais, tudo fica mais fácil. E o “Me Ajude A Encontrar” serve como exemplo de como a internet é importante para os meios de comunicação e divulgação, exemplo disso seriam os filtros. Apesar de que mesmo na internet podemos ser manipulados.

Chris Anderson conseguiu explicar o efeito de diversas coisas através da teoria da Cauda Longa. Se encaixando nos protestos que estão acontecendo no Brasil como um excelente exemplo para entender mais sobre a cauda longa e suas forças aplicadas e os tipos básicos de pré-filtros, que seria os acontecimentos e tudo que se encaminhou para se tornar uma grande repercussão e o pós-filtro, que é depois do sucesso, destacando o bom que é disponível. Até mesmo os atos de vandalismo estão no efeito cauda longa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff