Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Relação entre o livro "A cauda longa" e as manifestações

Nenhum comentário:
 
A relação que é possível fazer entre o livro “A cauda longa” de Chris Anderson e as manifestações que tomaram o Brasil, o chamado hit foi o aumento de 0,20 centavos da tarifa de ônibus, já o nicho foram as causas agregadas, como a PEC 37, educação, saúde e transporte, por exemplo.
A tese da oferta e demanda também pode ser relacionada, o movimento passe livre pode ser considerado a oferta e a reivindicação da população por outras causas foi a demanda, que criou um micro hit e levou a multidão para a rua.
Os três pilares: faça, publique e me ajude a achar, podem ser relacionados com as pessoas indo para as ruas, publicando o que passaram ou viram e ajudando outras pessoas a achar esse conteúdo através das hashtags. Todos vão publicando e fazendo o efeito bebedouro, que é conhecido “boca a boca”.
Os filtros estão ajudando nesta nova fase, algum tempo atrás as hashtags não faziam diferença no facebook, porém hoje, se queremos saber algo das manifestações colocamos hashtags relacionadas como #ogiganteacordou, #vemprarua ou #changebrazil e ele te direciona para todas as páginas ou postagens relacionadas. A barreira dos filtros é que só é possível encontrar o que se procura, é o fenômeno do mundo pequeno, as pessoas vão atrás somente das informações do fato que interessa a elas, ignorando “o outro lado” da história, isso restringe o nosso universo.

As pessoas que participam dos nichos, com uma visão mais ampla, tem uma visão melhor que a dos jornalistas, e publicam de forma que evita o erro. As manifestações tomaram força pelas redes sociais e não pelos meios de comunicação. Tanto a mídia, como o facebook são meios de manipulação.

Aluna: Laura Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff