A relação que
é possível fazer entre o livro “A cauda longa” de Chris Anderson e as manifestações
que tomaram o Brasil, o chamado hit foi o aumento de 0,20 centavos da tarifa de
ônibus, já o nicho foram as causas agregadas, como a PEC 37, educação, saúde e
transporte, por exemplo.
A tese da
oferta e demanda também pode ser relacionada, o movimento passe livre pode ser
considerado a oferta e a reivindicação da população por outras causas foi a
demanda, que criou um micro hit e levou a multidão para a rua.
Os três
pilares: faça, publique e me ajude a achar, podem ser relacionados com as
pessoas indo para as ruas, publicando o que passaram ou viram e ajudando outras
pessoas a achar esse conteúdo através das hashtags. Todos vão publicando e
fazendo o efeito bebedouro, que é conhecido “boca a boca”.
Os filtros
estão ajudando nesta nova fase, algum tempo atrás as hashtags não faziam
diferença no facebook, porém hoje, se queremos saber algo das manifestações
colocamos hashtags relacionadas como #ogiganteacordou, #vemprarua ou #changebrazil
e ele te direciona para todas as páginas ou postagens relacionadas. A barreira
dos filtros é que só é possível encontrar o que se procura, é o fenômeno do
mundo pequeno, as pessoas vão atrás somente das informações do fato que
interessa a elas, ignorando “o outro lado” da história, isso restringe o nosso
universo.
As pessoas
que participam dos nichos, com uma visão mais ampla, tem uma visão melhor que a
dos jornalistas, e publicam de forma que evita o erro. As manifestações tomaram
força pelas redes sociais e não pelos meios de comunicação. Tanto a mídia, como
o facebook são meios de manipulação.
Aluna: Laura Torres
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