Nessa leitura é abordada a Teoria da Cauda Longa (aplicada em nosso mercado), que em sua cabeça possui os hits (poucos produtos que são grandes sucessos) e seu corpo vai se estendendo pelos nichos, produtos que não fazem tanto sucesso quanto os hits, mas possuem uma certa repercussão em núcleos menores.
Analisando os protestos é possível relacioná-los com essa teoria, enfatizando que o protesto se eclodiu através do aumento da tarifa de ônibus, este realizando o papel de hit, ou seja, o grande fator comum que ficou popular entre os manifestantes. Ao longo do desenvolvimento dos protestos, esse hit ainda atraia a população para ir às ruas, no entanto, houve uma dispersão em relação às causas apresentadas nos protestos. O povo protestava contra a corrupção, contra a ação violenta dos policiais militares, contra a falta de investimento em educação e nos hospitais públicos, sendo essas reinvindicações pertencentes aos nichos.
Esses movimentos ganharam grande repercussão pelas redes sociais. Páginas do Facebook foram criadas especialmente para organizar os protestos e convocá-los a participar. Nesse aspecto, é visível os três pilares da Cauda Longa: “faça, publique, recomende”, em que vários manifestantes recomendaram a outros a participação nos movimentos, que gerou uma conscientização na importância dos mesmos para a mudança no quadro social, econômico e político do nosso país.
Aluna: Ana Clara Colemonts.
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