Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Cauda Longa e a onda de protestos.

Nenhum comentário:
 
Os protestos que vem ocorrendo há semanas em diversos estados brasileiros, foram tomados como pauta em sala de aula, relacionando todas as características desse movimento com o livro A Cauda Longa, de Chris Anderson.

Nessa leitura é abordada a Teoria da Cauda Longa (aplicada em nosso mercado), que em sua cabeça possui os hits (poucos produtos que são grandes sucessos) e seu corpo vai se estendendo pelos nichos, produtos que não fazem tanto sucesso quanto os hits, mas possuem uma certa repercussão  em núcleos menores.
Analisando os protestos é possível relacioná-los com essa teoria, enfatizando que o protesto se eclodiu através do aumento da tarifa de ônibus, este realizando o papel de hit, ou seja, o grande fator comum que ficou popular entre os manifestantes. Ao longo do desenvolvimento dos protestos, esse hit  ainda atraia a população para ir às ruas, no entanto, houve uma dispersão em relação às causas apresentadas nos protestos. O povo protestava contra a corrupção, contra a ação violenta dos policiais militares, contra a falta de investimento em educação e nos hospitais públicos, sendo essas reinvindicações pertencentes aos nichos.
Esses movimentos ganharam grande repercussão pelas redes sociais. Páginas do Facebook foram criadas especialmente para organizar os protestos e convocá-los a participar. Nesse aspecto, é visível os três pilares da Cauda Longa: “faça, publique, recomende”, em que vários manifestantes recomendaram a outros a participação nos movimentos, que gerou uma conscientização na importância dos mesmos para a mudança no quadro social, econômico e político do nosso país.

Aluna: Ana Clara Colemonts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff