Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A Cauda Revolucionária

Nenhum comentário:
 
Recentemente podemos acompanhar uma onda de processos que vem sacudindo o Brasil. Nestes protestos a população vem reivindicando uma séria de direitos como: saúde, educação, menos gastos com a copa e mais gastos com condições de vida para o povo, entre outros. Mas tudo começou em São Paulo, com protestos contra o aumento da passagem do transporte público.
No meu ponto de vista, esses protestos podem se relacionar com o livro “Cauda Longa” de Chris Anderson principalmente com o conceito de Hits e Nichos. Hit em minha opinião seria o poder dos políticos, que domina a cena geral do Brasil. E os Nichos seriam os motivos variados que levam a população à rua. Em certo ponto, ainda que demore, o poder dos nichos chegará ao mesmo nível que o Hit, causando a horizontalização e aí sim, o Brasil poderá ter uma relação mais próxima entre política e população, e conseguir seus direitos mais facilmente.
Outros conceitos que podem ser aplicados são Faça, Divulgue e Me Ajude a Encontrar. O Faça é a própria manifestação. O Divulgue é facilmente identificado como a organização das manifestações, pelas redes sociais ou por boca-a-boca mesmo. E o Me Ajude a Encontrar seria a facilidade com que as informações são repassadas pela internet, através de hashtags no twitter ou no facebook, etc.
As redes sociais em toda essa onda de protestos foram de suma importância. Enquanto a imprensa não mostrava tudo que estava acontecendo, dentro das redes sociais já apareciam “notícias” contadas pelo olhar daqueles que estavam realmente vivendo aquilo, que estavam vendo de perto os acontecimentos e relatando da forma mais rápida possível.
O mundo virtual dessa vez ultrapassou as barreiras do computador, e aqueles que eram considerados “ativistas de sofá” agora estão nas ruas batalhando por seus direitos, e pelos direitos de todos.

Pedro Thallys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff