Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A década que nos criou?

Nenhum comentário:
 

Na propaganda de uma nova série da National Geographc é questionado sobre o caso algumas pessoas dizerem que os anos 80, foi uma década perdida, mas se ela não existisse, não iriamos ter celular, os games estariam apenas nos fliperamas, a musica nunca teria saído de casa, entre outros fatos.
Mas da onde surgiram estás tecnologias? A grande maioria das tecnologias desta época, foram criadas devido ao microchip. E o que é este microchip e como funciona?
Microchip é uma placa de silício com cerca de 1 cm cubico no qual são inseridos transistores microscópicos e fios de conexão. Os transistores agem como chaves que controlam toda a corrente nos fios, já o silício age como um semicondutor que permite aos transistores processar o código binário computacional ligado para um desligado para zero. O número de transistores no chip determina a potência e o custo.  


Processador Z80
Este é um processador Z80 muito comum nesta época, ele tem cerca de 10 mil Transistores.  
E para entender como ele foi revolucionário, olhe a placa que era usada antes do microchip. Cada botão que aparece na imagem é um transistor e cada um destes transistores foi inserido em uma placa minúscula de silício. Hoje um único microchip pode conter  milhões de transistores.

 
Sony Betamax (à esq.) e o VHS (à dir.) 
E um dos aparelhos que utilizava estes processadores era o vídeo cassete, que chegou no final dos anos 70, mas apenas na década de oitenta que ficou mais acessível ao público. Nessa época foram criados vídeo cassetes com um algo a mais, o Sony Betamax e o VHS da JVC tinham a opção de gravar o queria assistir, porém ambos eram extremamente incompatíveis. O Betamax possuía maior qualidade, porém o VHS possuía maior capacidade de armazenamento que o levou para locadoras fazendo com que o consumidor pudessem assistir filmes em casa, foi nesta época que filmes pornográficos tiveram uma explosão, se não fosse a criação do vídeo cassete hoje não teríamos nem DVDs e muito menos o Blu-Ray.
Bombox
Mas a tecnologia dos anos 80 não levou apenas as pessoas para casa, mas outra das tecnologias levou também a música para fora de casa, com a criação do bombox que era um rádio que era carregado no ombro e pela grande tamanho de seus subs explodiam nos ouvido dos outros e depois surgiu o walkman que revolucionou, você gravava suas musicas em uma Tape, inseria ela no walkman e o colocava no bolso e os fones de ouvido forneciam um ótimo som.
 
Aliás o fone de ouvido foi outra coisa que também foi revolucionaria nesta época, pois era algo leve que foi sendo ainda reduzido principalmente pela troca de imãs de ferrite por de samários e cobalto que são muito mais leves. Dando a opção de ser ouvido o que se quer onde estiver. Mais era difícil carregar uma vasta quantidade de fitas.

Discman
Em 1982 com a ajuda da Philips a Sony cria o compact disc, imagine a evolução, pois anteriormente eram utilizados os vinis depois substituídos pela fita e finalmente foi criado o compact disc. O CD é uma grande revolução por duas razões. A primeira que seu armazenamento é feito de maneira digital, isto é, toda vez que o Cd é tocado se ouve o mesmo som. E a segunda é a quantidade de dados armazenados é enorme comparado com o vinil. Algo interessante é que foi a Sony juntamente com um dos criadores (Nório Ohga) que também era maestro e gostava de musicas clássicas decidiram que o Cd deveria conter no mínimo 74 minutos, pois Nório que no Cd Coubesse a nona sintonia de Bethoven.
Logo surgiu o Discman que era a mesma coisa que o walkman só que com o CD, e virou sinônimo de diversão musical portátil.
Dynatac 8000x
Enquanto muitos utilizaram a tecnologia para se fechar em seu mundo, outros a adotaram por motivos sociais. Em 1983 o primeiro telefone portátil foi o Dynatac 8000x que tinha o tamanho de 25 centímetros (sem contar a antena) e pesava quase um quilo, hoje seria engraçado ver alguém com um desses, mas na época era o objeto que todos queriam ter. Tinha o preço de 4000 dólares, e  a cada minuto de uso eram gastos dois dólares. O celulares passaram de analógicos para digitais até o que hoje eles são.
 
 
Genius
Por incrível que pareça o principal brinquedo (jogo) foi o cubo mágico que de tecnológico não tinha nada, porém foi ele que deu inicio aos jogos com a tecnologia que tem hoje. Depois foi criado o jogo Genius que era um computador/jogo da memória que fazia com que a pessoa teria que decorar e repetir as cores deste joguinho, além de ser o primeiro jogo portátil com um microprocessador.
No começo da década de 80 Steve Jobs, Steve Wozniak e Mike  Markkula, criaram Macintosh que foi o primeiro computador que possuía Mouse. E agora com uma grandiosa mudança, os computadores e notebooks estão cada vez mais potentes e com maior capacidade e com menor tamanho. 
Tudo o que temos em casa, os avanços em eletrônicos domésticos começou com aparelhos padrão nos anos 80. Muitos não percebem que os anos 80 passaram faz tempo, pois os equipamentos que tínhamos na época ainda existem, só que aperfeiçoados.
Em dezembro de 2005 a PC World publicou o artigo “os 50 maiores aparelhos Eletrônicos em 50 anos”, e neste artigo é dito que muitas pessoas têm saudade desses aparelhos. E os mais populares eram os da década de 80. 
Os anos oitenta simplesmente modificaram toda uma geração, com tanta tecnologia e inovações o homem do ano foi a IBM  com o PC em 1982. Você acha que realmente está década não nos ajudou para vivemos na era da informação?
por Bruno Henrique
 
 
 
 
 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff