Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Cauda Longa

Nenhum comentário:
 
A Cauda Longa, livro de Chris Anderson, é essencial para entendermos o impacto causado pelas novas tecnologias e aborda também uma discussão sobre a transformação do mercado de massas. O autor cita que esse mercado é dominado por poucos hits que querem atingir inúmeros nichos, para que isso aconteça é necessário a redução dos custos, a democratização das ferramentas de produção, das ferramentas de distribuição e a ligação entre a oferta e a demanda.
Essas transformações podem ser percebidas nos meios de comunicação. Até a década de 80 os jornais eram a principal fonte de noticia, alguns anos depois esses mesmos jornais chegaram à internet, e hoje já é possível qualquer pessoa escrever e ler o que quiser na internet. São essas atitudes que caracterizam os nichos.
Chris Anderson apresenta também as três forças que envolvem o desenvolvimento da cauda longa, Faça, Publique e me ajude a achar. Pensando nisso e nas características dos nichos, podemos relacionar o livro com as manifestações que estão acontecendo em muitas cidades do país.
Os protestos se iniciaram em São Paulo por conta do aumento da tarifa de ônibus, porém uma grande repercussão aconteceu e inúmeras cidades resolveram se unir, a principio, em colaboração aos protestantes paulistas. A partir daí, uma série de publicações nas redes sociais levaram as pessoas a saírem nas ruas e o foco dos protestos se multiplicou, pois os nichos também se multiplicaram. Existem grupos se manifestando por diversos motivos, que podem ser explicados através da “teoria” dos filtros. Cada nicho filtra as informações que o interessa e consequentemente também as publica.
De certa forma as redes sociais “manipularam” muitas pessoa que participaram dos manifestos apenas porque todos estavam participando, porém a internet também é uma forma de se informar, e principalmente de trocar informações e experiências. Esse tipo de troca é positivo e está crescendo cada vez mais, a sociedade está deixando a cultura de massa e se acostumando com a cultura compartilhada.


Ana Cristina Mayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff