Chris
Anderson explorou o fenômeno da cauda longa em seu livro, mostrando como a
internet alterou a relação das pessoas com compras e vendas, com a música, com
a informação, etc.. Nada mais se limita apenas aos “hits”, pois temos acesso
aos mais variados nichos que sem a internet eram de difícil acesso por serem pouco
conhecidos pela massa.
Como esse
efeito está presente nos mais variados aspectos, podemos associá-lo,
de diversas formas, as atuais manifestações ocorrentes no Brasil. O hit seria o
problema dos 20 centavos, que foi o que despertou o motivo de todos os
protestos. Após esse hit, variados motivos também entraram nas manifestações.
Esses outros motivos são os nichos: diversos interesses diferentes
compartilhados pela população. Vale lembrar que os nichos, nesse caso, tomaram
uma dimensão tão grande quanto à do hit.
A população não
consome apenas a informação que a mídia passa. Isso é ótimo, pela independência
e disponibilidade de conhecimento do interesse individual. Foi possível
organizar manifestações pelo Brasil inteiro, e compartilhar notícias,
comentários, opiniões, fotos, vídeos sobre o tema, tudo isso sem restrições. O
povo percebeu que tem poder quando foram tomadas atitudes quanto ao preço da
passagem, e à PEC 37 que foi reprovada.
Porém, o
fato de cada um poder escolher o que quer saber, e descartar o que não
interessa, também é uma forma de gerar alienação na sociedade. As pessoas que
não tem o mínimo conhecimento de política acabam apenas seguindo a massa, nota-se
claramente nas redes sociais. Ou seja, com toda a liberdade para se informar a
sociedade de alguma forma ainda é manipulada, e vai protestar por causas que
mal conhecem. Com a dimensão que tudo isso tomou, e com o tanto de ignorância e
generalização, pode gerar problemas para o país.
Por Isabela Rocco
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