Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O efeito “cauda longa” nas manifestações

Nenhum comentário:
 


Chris Anderson explorou o fenômeno da cauda longa em seu livro, mostrando como a internet alterou a relação das pessoas com compras e vendas, com a música, com a informação, etc.. Nada mais se limita apenas aos “hits”, pois temos acesso aos mais variados nichos que sem a internet eram de difícil acesso por serem pouco conhecidos pela massa.

Como esse efeito está presente nos mais variados aspectos, podemos associá-lo, de diversas formas, as atuais manifestações ocorrentes no Brasil. O hit seria o problema dos 20 centavos, que foi o que despertou o motivo de todos os protestos. Após esse hit, variados motivos também entraram nas manifestações. Esses outros motivos são os nichos: diversos interesses diferentes compartilhados pela população. Vale lembrar que os nichos, nesse caso, tomaram uma dimensão tão grande quanto à do hit.

A população não consome apenas a informação que a mídia passa. Isso é ótimo, pela independência e disponibilidade de conhecimento do interesse individual. Foi possível organizar manifestações pelo Brasil inteiro, e compartilhar notícias, comentários, opiniões, fotos, vídeos sobre o tema, tudo isso sem restrições. O povo percebeu que tem poder quando foram tomadas atitudes quanto ao preço da passagem, e à PEC 37 que foi reprovada.

Porém, o fato de cada um poder escolher o que quer saber, e descartar o que não interessa, também é uma forma de gerar alienação na sociedade. As pessoas que não tem o mínimo conhecimento de política acabam apenas seguindo a massa, nota-se claramente nas redes sociais. Ou seja, com toda a liberdade para se informar a sociedade de alguma forma ainda é manipulada, e vai protestar por causas que mal conhecem. Com a dimensão que tudo isso tomou, e com o tanto de ignorância e generalização, pode gerar problemas para o país.  


Por Isabela Rocco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff