Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cauda Longa e o "Outono Brasileiro"

Nenhum comentário:
 
As manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil desde semana passada podem ser facilmente relacionadas com o assunto que vimos no livro “Cauda Longa”. Na manifestação, o estopim para os protestos foi o aumento da tarifa. Então, fazendo um paralelo com o livro, o aumento seria o Hit, e as outras manifestações paralelas como o protesto contra a PEC 37, contra o projeto da “cura” gay, protestos para a melhoria da saúde e entre muitas outras reivindicações que esses protestos visam, são vistos como nichos.
O acesso a internet facilitou muito para que essas manifestações tomassem proporções gigantescas. Nesse contexto que entras as três forças que o autor Chris Anderson cita no livro; faça, divulgue e me ajude a achar.

A primeira força, faça (democratização das ferramentas de produção), pode ser explicada pelo fato de todos hoje ter acesso facilitado a informação, permitindo que todos consigam divulgar e informar, sem ter um compromisso sério com a informação.

A segunda força, divulgue (democratização das ferramentas de distribuição), pode ser explicada pela facilidade de divulgação dos eventos, principalmente através das redes sociais. As redes sociais possuem um papel muito importante, por não sofrer (tanta) manipulação como a informação sofre nos meios de comunicação comuns (rádio, TV, portal online).

A terceira e última força, me ajude a achar (ligação entre oferta e demanda), entra a questão do filtro (somente vemos aquilo que nos interessa) e das famosas hastags que fazem o papel de filtro para achar somente aquilo que estamos procurando.


Desirée Davoglio, 1º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff