Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A cauda longa e suas consequências no mundo atual

Nenhum comentário:
 


           “A Cauda Longa”, obra do cientista e professor Chris Anderson, trata sobre a conversão do mercado de massa em nichos de mercado. Essa “cauda” representa a segmentação do mercado, tratando-se de uma nova possibilidade do mesmo. O autor cita e explica cada um dos três pilares que constroem a cauda longa: faça, divulgue, me ajude a encontrar.
Em seu livro, Chris cita, frequentemente, o movimento Pro-Am, o qual ele especifica como uma mistura de produções PROfissionais às AMadoras. Como exemplos, ele cita o mercado de músicas, que antes se encontrava nas prateleiras das lojas, e acabava ocupando muito espaço para um acervo considerado pequeno. Com o surgimento da cauda longa, esse mercado se tornou virtual, com lojas como iTunes e Rhapsody. Essas lojas possuem um acervo gigantesco e ocupam um espaço insignificante, dentro dos iPods e celulares das pessoas.
                Em paralelo a essas segmentações, é possível chegar aos manifestos que vem acontecendo no Brasil: o estopim de tudo foi o aumento de vinte centavos da passagem de ônibus em São Paulo, mas no prolongamento da cauda estão outros problemas, como a má qualidade do transporte público, a corrupção, a falta de investimentos em saúde e educação, a votação do projeto PEC-37, entre outros pontos que incomodavam a população brasileira como um todo. Cada cidade protestou por seus motivos. Vale lembrar que esse movimento se deu pelo Facebook, que também é um prolongamento da cauda, porém, de outro mercado – o das redes sociais. 

Por Mariane Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff