Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nenhum comentário:
 


A cauda longa e os protestos, qual a relação?


Durante um seminário do livro “A cauda Longa” (dia 26 de Junho), a questão a ser discutida foi como comparar a mensagem do livro com os protestos que estão ocorrendo por todo o Brasil. Primeiramente devem ser explicados quais argumentos o livro possui. O livro faz uma comparação entre o mercado físico e o mercado online, por exemplo, livros, filmes, CDs, DVDs entre tantos outros produtos estão muito mais acessíveis ao consumidor da web do que o consumidor que “vai até a loja”. Mas o porquê disso? Simples, se for vista a capacidade de produtos que ficam em lojas é muito inferior ao da internet, além de existir a regra do 80/20 que é comum em lojas físicas, pois são colocados nas prateleiras, produtos que possuem maiores chances de vendas. Porém evita colocar produtos considerados nichos (produtos que poucos gostam, mas tem um faturamento de 25% em relação aos lucros totais de uma loja). E o principal fator para a criação de mercados de cauda longa é a redução dos custos para alcançar os nichos. Dentre estas reduções existem três forças:                                                                                                                                                                                                 1- A democratização de ferramentas de produção (que alonga a cauda) quantidade;                                                                                                                                                                                     2- A democratização de ferramentas de distribuição (horizonta a curva)opções;                                                                                                                                                                                             3- A ligação entre oferta e a demanda (o que muda os negócios dos hits para os nichos).
Agora você pode estar se perguntando, como tudo isso acima tem de relação com os protestos no Brasil.
Tudo!
Como assim tudo? O simples caso do debate se encaixou diretamente com o livro, pois em sua introdução é mostrado que a obra de Chris Anderson, é uma pesquisa econômica e assim surgiu um Brainstorm (chuva de ideias ou “toró de palpite”), algo que também aconteceu em sala de aula, pois os alunos (inclusive eu) simplesmente fizeram um novo capítulo para o livro.
Para que todos possam entender é só comparar cada um com um setor desta cauda longa. Pois a principal discussão foi de qual é o principal fator (hits) de todo este debate, chegando à procura de outros fatores que podem ser mais importantes para uns do que para outros (nichos).
E a quantidade de opiniões que cada um destacou, alongou esta cauda, e tem mais, durante a discussão do tema, acabou horizontando esta cauda (que durante um momento acabou perdendo até o centro da conversa).
Na distribuição da noticia sobre os protestos, ocorreu também uma cauda longa, porque ela começou em uma mídia e acabou se distribuindo por todas.  Algumas destas mídias (TV principalmente) utilizaram à regra dos 80/20 que é colocar as coisas que interessam para elas e que é mais provável a “venda/resposta” do consumidor.

Bruno Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff